Universidade Federal
Fluminense - UFF
Laboratório de Novas
Tecnologias no Ensino - LANTE
Especialização
em Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância
Nilda de Fátima Santos Soares
GRUPO: 7
Referenciais de qualidade para projetos de
cursos na modalidade a distância.
Céu
Parque São Carlos
2014
O Ensino a Distância (EaD) contribui para o aprendizado
das novas gerações que, muitas vezes, não disponibilizam de tempo ou não têm
possibilidade de frequentar um curso superior presencial e veem na EaD uma
forma de suprir suas necessidades e atingir seus objetivos. Por ser grande o
esforço do Ministério da Educação em
fazer com que as instituições ofereçam cursos a distancia com seriedade
e qualidade , foi criado os Referenciais de Qualidade para a Educação
Superior a Distância, embora não tenha força de lei é a peça-chave que define princípios,
diretrizes e critérios para a área.
... subsidiar atos
legais do poder público no que se referem aos processos específicos de regulação,
supervisão e avaliação da modalidade citada ... com função indutora, não só em
termos da própria concepção teórico-metodológica da educação a distância, mas
também da organização de sistem as de EAD... Outro fator importante para o
delineamento desses referenciais é o debate a respeito da conformação e
consolidação de diferentes modelos de oferta de cursos a distância em curso em
nosso País. Neste ponto, é importante destacar a inclusão de referências
específicas aos pólos de apoio presencial, que foram contemplados com as regras
dos Decretos supracitados e pela Portaria Normativa n.º 2, de janeiro de 2007.
Destarte, o pólo passa a integrar, com especial ênfase, o conjunto de
instalações que receberá avaliação externa, quando do credenciamento
institucional para a modalidade de educação a distância. (MEC/SEED, 2007)
Embora tenha oito categorias associadas ao referencial e que devem absorver integralmente, as seguintes
dimensões: concepção de educação e currículo no processo de ensino e
aprendizagem; sistemas de
comunicação; material didático; avaliação;
equipe multidisciplinar; infra estrutura de apoio; gestão
acadêmico-administrativa e sustentabilidade financeira, darei ênfase a
duas que seguem.
Avaliação
Sendo
um aspecto muito polemico nos cursos em EAD, o Ministério da Educação, solicita
as instituições que oferecem essa modalidade de curso que seja feita avaliações
como nos cursos presenciais. Para tanto alguns pesquisadores apontam três tipos
importantes de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. Na diagnóstica o
professor verifica o conhecimento prévio do aluno, bem como possíveis
dificuldades de aprendizagem; a formativa acontece durante o curso para
analisar o processo de aprendizagem de cada aluno, identificando possíveis
dificuldades e o orientando nas falhas; e por último a somativa que vai
verificar o nível de aprendizado que o aluno alcançou por meio da atribuição de
notas, onde permitirá classifica-lo ao final do curso.
Atendendo à
diversidade dos alunos, a educação a distância estabelece com eles mecanismos
de comunicação e interação, visando o conhecimento mútuo, a motivação e o
acompanhamento do processo de aprendizagem sob diferentes dimensões
avaliativas. A avaliação contempla para além da matéria aprendida
pelo aluno, o desenvolvimento e mudança de atitudes, o desenvolvimento de
criatividade, a capacidade para se relacionar, etc. (Gutierrez e Prieto, 1991).
Para Celso
Vasconcelos, o conceito de avaliação e relativamente simples, um juízo de qualidade
e valores sobre dados significativos da realidade, visando a tomada de
consciência de seus atributos positivos, negativos ou potenciais a ação para o
aperfeiçoamento. No entanto há um problema historicamente, pois a avaliação tem
servido para outras funções como: selecionar os aptos, preparar para a vida e
controlar a disciplina.
Material didático.
É
caracterizado por um conjunto de mídias, favorecendo uma aprendizagem
significativa, sendo os recursos selecionados criteriosamente para que seja
alcançado os objetivos educacionais propostos, esse material deve possibilitar ao aluno participação na
construção de sua aprendizagem, Exemplo: Conteúdo escrito,
referências bibliográficas, vídeos entre
outros. Por existir um dialogo permanente , mesmo sem a presença física, O
material didático é o instrumento para esse diálogo. Ele deve ser pensado e
concebido no interior de um projeto pedagógico e de uma proposta curricular
definidas claramente. (NEDER, 2003)
Todo
material didático disponibilizado para um curso a distancia deverá contribuir para a construção do
conhecimento, contribuindo para a formação de um sujeito crítico, por apresentar
ideias de diversos autores e
opiniões distintas sobre os assuntos abordados, não trazendo tudo pronto e
acabado, contribui para que o aluno pense e, assim, tire suas próprias
conclusões a respeito dos temas abordados.
Contudo,
não podemos deixar de discutir a motivação na prática do ensino a distância no
que se refere à elaboração do material, o feedback do professor e sua
estratégia de motivação deve ser mais ou menos enfática. Essas discussões poderão ajudar no sentido de diminuir a evasão
e desistência dos cursos a distância.
Partindo
das duas dimensões aqui analisadas
pode-se concluir que as mesmas,
além de atender sem dificuldade as necessidades do publico alvo no que
se refere a disciplina de FEAD e estão dentro dos padrões dos referenciais de qualidade para projetos de cursos na
modalidade a distância. Essa conclusão se deu a partir da interação e feed back
com a professora/tutora da disciplina em questão. Sra. Aparecida Ribeiro dos
Santos.
Referências
Educação a Distância no
Brasil: Fundamentos legais ... - Abed
www.abed.org.br/revistacientifica/Revista.../artigo_04_v112012.pdf.
Acesso em: 23 Nov. 2014.
FREIRE, Maximina et al. Roteiro para avaliação de cursos on-line de idiomas. In: COLLINS,
Heloísa;
FERREIRA,
Anise. (Orgs.). Relato de experiência de
ensino e aprendizagem de línguas na internet.
Campinas: mercado de
Letras,
2004. p. 245-276.
redeetec.mec.gov.br/images/stories/.../291012_edu_dist_a05.pdf.
Acesso em: 23 Nov. 2014
VELASQUEZ, Fabrícia da Silva. Materiais didáticos na educação a distância.
Disponível
em:
<http://www.seednet.mec.gov.br/artigos.php?codmateria=1502>. Acesso em:
23 nov. 2014.
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