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terça-feira, 14 de julho de 2015

Tarefa - Referencias de Qualidade

Universidade Federal Fluminense - UFF
Laboratório de Novas Tecnologias no Ensino - LANTE
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância







Nilda de Fátima Santos Soares
GRUPO: 7







Referenciais de qualidade para projetos de cursos na modalidade a distância.




Céu Parque São Carlos
2014
                 O Ensino a Distância (EaD) contribui para o aprendizado das novas gerações que, muitas vezes, não disponibilizam de tempo ou não têm possibilidade de frequentar um curso superior presencial e veem na EaD uma forma de suprir suas necessidades e atingir seus objetivos. Por ser grande o esforço do Ministério da Educação em  fazer com que as instituições ofereçam cursos a distancia com seriedade e qualidade ,  foi criado  os Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância, embora não tenha força de lei  é a peça-chave que define princípios, diretrizes e critérios para a área.
... subsidiar atos legais do poder público no que se referem aos      processos específicos de regulação, supervisão e avaliação da modalidade citada ... com função indutora, não só em termos da própria concepção teórico-metodológica da educação a distância, mas também da organização de sistem as de EAD... Outro fator importante para o delineamento desses referenciais é o debate a respeito da conformação e consolidação de diferentes modelos de oferta de cursos a distância em curso em nosso País. Neste ponto, é importante destacar a inclusão de referências específicas aos pólos de apoio presencial, que foram contemplados com as regras dos Decretos supracitados e pela Portaria Normativa n.º 2, de janeiro de 2007. Destarte, o pólo passa a integrar, com especial ênfase, o conjunto de instalações que receberá avaliação externa, quando do credenciamento institucional para a modalidade de educação a distância. (MEC/SEED, 2007)
 Embora tenha oito categorias  associadas ao referencial e que  devem absorver integralmente, as seguintes dimensões: concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem;  sistemas de comunicação;  material didático;  avaliação;  equipe multidisciplinar; infra estrutura de apoio; gestão acadêmico-administrativa e  sustentabilidade financeira, darei ênfase a duas que seguem.
Avaliação
Sendo um aspecto muito polemico nos cursos em EAD, o Ministério da Educação, solicita as instituições que oferecem essa modalidade de curso que seja feita avaliações como nos cursos presenciais. Para tanto alguns pesquisadores apontam três tipos importantes de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. Na diagnóstica o professor verifica o conhecimento prévio do aluno, bem como possíveis dificuldades de aprendizagem; a formativa acontece durante o curso para analisar o processo de aprendizagem de cada aluno, identificando possíveis dificuldades e o orientando nas falhas; e por último a somativa que vai verificar o nível de aprendizado que o aluno alcançou por meio da atribuição de notas, onde permitirá classifica-lo ao final do curso.
Atendendo à diversidade dos alunos, a educação a distância estabelece com eles mecanismos de comunicação e interação, visando o conhecimento mútuo, a motivação e o acompanhamento do processo de aprendizagem sob diferentes dimensões avaliativas.  A avaliação contempla para além da matéria aprendida pelo aluno, o desenvolvimento e mudança de atitudes, o desenvolvimento de criatividade, a capacidade para se relacionar, etc. (Gutierrez e Prieto, 1991).
Para Celso Vasconcelos, o conceito de avaliação e relativamente simples, um juízo de qualidade e valores sobre dados significativos da realidade, visando a tomada de consciência de seus atributos positivos, negativos ou potenciais a ação para o aperfeiçoamento. No entanto há um problema historicamente, pois a avaliação tem servido para outras funções como: selecionar os aptos, preparar para a vida e controlar a disciplina.
Material didático.
É caracterizado por um conjunto de mídias, favorecendo uma aprendizagem significativa, sendo os recursos selecionados criteriosamente para que seja alcançado os objetivos educacionais propostos, esse material deve  possibilitar ao aluno participação na construção de sua aprendizagem,   Exemplo: Conteúdo escrito, referências bibliográficas, vídeos  entre outros. Por existir um dialogo permanente , mesmo sem a presença física, O material didático é o instrumento para esse diálogo. Ele deve ser pensado e concebido no interior de um projeto pedagógico e de uma proposta curricular definidas claramente. (NEDER, 2003)
Todo material didático disponibilizado para um curso a distancia  deverá contribuir para a construção do conhecimento, contribuindo para a formação de um sujeito crítico, por  apresentar  ideias  de diversos autores e opiniões distintas sobre os assuntos abordados, não trazendo tudo pronto e acabado, contribui para que o aluno pense e, assim, tire suas próprias conclusões a respeito dos temas abordados.
Contudo, não podemos deixar de discutir a motivação na prática do ensino a distância no que se refere à elaboração do material, o feedback do professor e sua estratégia de motivação deve ser mais ou menos enfática. Essas discussões  poderão ajudar no sentido de diminuir a evasão e desistência dos cursos a distância.
Partindo das duas dimensões aqui analisadas  pode-se concluir que as mesmas,  além de atender sem dificuldade as necessidades do publico alvo no que se refere a disciplina de FEAD e estão dentro dos padrões dos referenciais de qualidade para projetos de cursos na modalidade a distância. Essa conclusão se deu a partir da interação e feed back com a professora/tutora da disciplina em questão. Sra. Aparecida Ribeiro dos Santos.
Referências

Educação a Distância no Brasil: Fundamentos legais ... - Abed

FREIRE, Maximina et al. Roteiro para avaliação de cursos on-line de idiomas. In: COLLINS, Heloísa;
FERREIRA, Anise. (Orgs.). Relato de experiência de ensino e aprendizagem de línguas na internet.
Campinas: mercado de Letras, 2004. p. 245-276.
redeetec.mec.gov.br/images/stories/.../291012_edu_dist_a05.pdf. Acesso em: 23 Nov. 2014
VELASQUEZ, Fabrícia da Silva. Materiais didáticos na educação a distância. Disponível

em: <http://www.seednet.mec.gov.br/artigos.php?codmateria=1502>. Acesso em: 23 nov. 2014.

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