Direitos autorais.

Deixo claro que alguns conteúdos aqui postados, não são de minha autoria, portanto, se alguém se sentir prejudicado ou ofendido, por favor entre em contato pelo email nifatima571@gmail.com, para que eu possa fazer a exclusão do mesmo.
Obrigada!

Ciranda de Mediação - Atuando como tutora em 12, 13 e 14/09

Bom dia, Caros Cursistas!
Dando continuidade ao nosso fórum, início minha mediação com o tema  Afetividade e Motivação, vamos discutir o quanto é importante o afeto e a motivação do tutor para com os alunos, dos alunos para com o tutor e até dos alunos para com os alunos. Assistam o vídeo a baixo, pesquisem outras fontes e tragam as contribuições para dividir conosco.
Espero que tenhamos dias maravilhosos pela frente, tanto quanto já passamos.
Bora, começar??!

Motivação e Afetividade no ensino a distancia!





Embora tenha um isolamento no curso em EAD, os tutores acabam criando vínculos afetivos entre todos os cursistas. A preocupação maior do tutor é a de favorecer momentos de interação entre os cursista, provocar e estimular suas participações. Qual a importância da tutoria motivacional e a afetividade na Educação a distância? A definição abaixo se aplica na EAD?




A pedagogia do Afeto!















Olá, Priscila!
Muito bom esse mapa, ilustrou bem o tem!
Quando todos se juntam, o melhor acontece  e as conquistas vem junto.  Quando alunos veem seu professor como mestre, entendem o real valor de um orientador em sua vida. " (Luis Alves) ..
Parabéns!
Beijinhos no coração;
Nildasorriso

No artigo  Afetividade no  processo ensino aprendizagem a autora:  Eliamara Aparecida Sarnoski,faz um afirmação importante:
[...] No processo ensino-aprendizagem o professor é o elemento mais importante do processo de desenvolvimento da afetividade com o aluno, deve passar-lhe metas claras e realistas levando este a perceber as vantagens de realizar atividades desafiadoras. O aluno precisa sentir vontade de aprender, e o professor é quem pode despertar essa vontade no aluno, a afetividade na educação constitui um importante campo de conhecimento que deve ser explorado pelos professores desde as séries iniciais, uma vez que, por meio dela podemos compreender a razão do comportamento humano, pois, a afetividade é uma grande aliada da aprendizagem".
Valéria
http://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/223_1.pdf

Muito bom esse artigo, gosto e pesquiso muito sobre esse tema, difícil encontrar um autor que diz o contrario, não é?   A afetividade possui grande importância no processo ensino aprendizagem, é com um bom relacionamento entre professor e aluno que acontece uma aprendizagem satisfatória. Pena que ainda encontramos professores que nem ao menos sabem a definição dessa pequena palavra.






Você tem razão sobre os nossos colegas. 
Quem  sabe se, conforme o dicionário do Aurélio,  a afetividade é forma de emoções,sentimentos e emoções, fosse agregada à prática docente, não precisaríamos ter a função de Professor Mediador de conflitos nas escolas estaduais paulistas e nem a justicialização da educação.
Obrigada
Abraços

Olá, Nilda.
 Trago para reflexão o seguinte trecho. A EAD não pode ficar de fora desse processo...
Abs,
Marcella
Chalita (2001) destacou a importância da afetividade no tratamento dos alunos, pois, segundo ele, só há educação onde há afeto, onde experiências são trocadas, enriquecidas, vividas. O professor que apenas transmite informação não consegue perceber a dimensão do afeto na aprendizagem do aluno. O aluno precisa de afeto, de atenção. A família cada vez mais desestruturada gera filhos ainda mais complicados, tristes, ressequidos, carentes de um mestre que estenda a mão e não tenha medo de dar amor. Não se quer com isso desprezar a importância dos pais, nem tentar cobrir sua ausência e indiferença na vida dos filhos. Entretanto, como não dá para reclamar apenas, e alguma coisa precisa ser feita, que o professor amenize esse sofrimento e auxilie o desenvolvimento harmônico do aluno.

Boa tarde, Marcella!
Obrigada pela contribuição do artigo....
Nós como docentes, não temos como não concordar com essa fala do Chalita. Sabemos que há aula e educação, e realmente só há educação onde há afeto, não tem como separar, são dimensões muito próximas. Em sala de aula, as vezes somos pai, mãe, tia, colega, amiga, etc. Para muitos de nós é isso que faz prosseguir na área.
Beijinho no coração;
Nildasorriso

Olá tarde Nilda e grupo,
Estou aqui Nilda e gostei muito do seu tema para o fórum, a motivação é o combustível para o bom rendimento do aluno em um curso à distância. O tutor é o ator principal que fará com que seu aluno se sinta motivado e tenha o seu melhor resultado, motivando e incentivando esse aluno, e no final mostrar o resultado esperado com sentimento de dever cumprido. Essa motivação se dará com um bom acompanhamento, dando feedback frequentes, criticando  e elogiando sempre que possível, e mostrando o caminho a ser seguido para que seu aluno não se sinta sozinho.
Abraço

Boa tarde, Priscila!
Que bom que você apareceu, gostei do "combustível" e concordo com você, realmente se o tutor não motivar seu aluno, por melhor que seja o curso, o aprendizado não acontecerá, e o aluno não ter´um resultado positivo. 



Beijinhos no coração;
Nilda

Boa noite Nilda,
Muito bom esse pensamento, nós como professores devemos sempre nutrir essa motivação para levantar a autoestima de nossos alunos e mostrar sua capacidade. Como Rubem Alves diz no vídeo abaixo, " A missão do professor é provocar inteligência, provocar o espanto, provocar a curiosidade".

https:///watch?v=_OsYdePR1IU

Olá tutora Nilda e Colegas
Começamos bem com o tema desta semana  - "afetividade". 
O educador francês Henri Wallon ao estudar a criança, ele colocou  a inteligência como o principal componente do desenvolvimento, mas defende que a vida psíquica é formada por três dimensões - motora, afetiva e cognitiva, que coexistem e atuam de forma integrada.
O termo se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. A afetividade é um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento.(Henri Wallon). Diferentemente do que se pensa, o conceito afetividade não é sinônimo de carinho e amor.

Abraços

Complementando sua postagem, trago uma parte de um artigo publicado em NOVA ESCOLA Edição 246OUTUBRO 2011. Achei muito interessante.
Trecho de livro
"O espaço não é primitivamente uma ordem entre as coisas, é antes uma qualidade das coisas em relação a nós próprios, e nessa relação é grande o papel da afetividade, da pertença, do aproximar ou do evitar, da proximidade ou do afastamento."
Henri Wallon no livro Do Ato ao Pensamento

Comentário
Neste trecho, Wallon mostra que a afetividade está sempre presente em todos os momentos, movimentos e circunstâncias de nossas ações, assim como o ato motor e a cognição. O espaço permite a aproximação ou o retraimento em relação a sensações de bem-estar ou mal-estar. É importante saber o que a escola, a sala de aula, a distribuição das carteiras e a organização do ambiente provocam nos alunos: abraço ou repulsa.
Consultoria Abigail Alvarenga Mahoney
Beijinhos no coração;
Nilda

Neste artigo ele afirma que  há  três manifestações da afetividade: 

[...] por meio da emoção, do sentimento e da paixão. Essas manifestações surgem durante toda a vida do indivíduo, mas, assim como o pensamento infantil, apresentam uma evolução, que caminha do sincrético para o diferencial. A emoção, segundo o educador, é a primeira expressão da afetividade. Ela tem uma ativação orgânica, ou seja, não é controlada pela razão[...].  
Obrigada
Abraços

Olá Cara tutora e colegas!
A afetividade é um fator muito importante, mesmo tratando-se da modalidade à distância, pois a falta dela gera muita desistência por parte dos estudantes. Quanto mais atencioso e presente o tutor for, mais motivado e participativo o aluno será.
Forte Abraço!
Boa tarde,
Isso mesmo, garota! Acrescento que, quando o tutor/professor demonstra o mínimo de afeto por seus discentes, seja presencial ou a distancia,  o conteúdo  é melhor assimilado, pode apostar que sim.
Beijinhos no coração;
Nildasorriso



Ser professor é semear em terreno fértil;  o que me fez lembrar aquele provérbio africano tão verdadeiro:  
Abraço
Isso mesmo, Semear em terreno fértil tendo consciência  que o lugar que ele ocupa em relação aos seus alunos não é apenas daquele que ensina, mas sim daquele que deixa marcas.
Beijinhos no coração;
Nildasorriso

Lindo vídeo Nilda, realmente para tudo o que fazemos devemos enxergar além do que vemos, pois assim o resultado sempre será além do que esperamos...

Muito legal a mensagem,
Aproveito para deixar logo abaixo uma tirinha... Qual crítica podemos fazer sobre ela, levando em 
consideração o tema de debate do nosso fórum?
Abs,
Marcella


Boa noite, Marcella!
Henri Wallon, (2003) considera a pessoa como um todo. Afetividade, emoções, movimento e espaço físico
 que se encontram num mesmo plano. As emoções para o autor têm papel preponderante no desenvolvimento
 da pessoa.. Conforme essa ideia, a escola infelizmente insiste em imobilizar a criança numa carteira, 
limitando justamente a fluidez das emoções e do pensamento tão necessária para o desenvolvimento completo 
da pessoa. O professor tem que colocar acima de tudo sentimento de amor, carinho e respeito na sua relação 
com o aluno, deve sempre reforçar a autoconfiança dos alunos, mantendo uma atitude de cordialidade 
e de respeito. A tirinha mostra totalmente o contrario do que deve ser uma atitude profissional 
e humana para com os alunos. Lamentável!
Beijinhos no coração;
Nildasorriso

Esta tirinha nos mostra  que momento precioso a professora perdeu pela falta de sensibilidade.
 Sua atitude desmotivou (tão bem ilustrado pela Priscila em nosso debate a respeito de motivação)
 os alunos, uma vez que tinham contribuições importantes a acrescentar sobre o tema que a professora
 estava trabalhando, pois traziam suas experiências de vida.
Com isso perdeu-se a oportunidade  de construir o conhecimento e a transformação do aluno.
Abraços
Essa tirinha retrata o descaso da professora com o comentário do aluno, ela poderia ter aproveitado o complemento do aluno para retratar mais sobre a escravidão e os direitos dos afrodescendentes. Infelizmente alguns professores dão aulas de forma automática e não se dão conta que é de extrema importância a opinião de seu aluno, uma pena...
Abraços...
Olá turminha que eu amei Mediar!
Não sei se atendi as expectativas da nossa excelente Tutora Marcella, mais, quero registrar a minha satisfação em ter mediado vocês nesse três dias. Nosso tema foi muito enriquecedor e com certeza trouxe muitas contribuições para nossa aprendizagem. Priscila, Vera, Valéria, Marcella sem vocês eu não teria conseguido, obrigada pela força. Vocês são 1.000.
Encerro, deixando um vídeo para reflexão que, acredito, todas já devam ter assistido, mais é para não esquecermos a mensagem passada por ele. Vale a pena ver de novo.
Beijinhos no coração de cada uma de vocês;

Nildasorriso


Boa noite, Colegas! Vamos refletir?
Importante na escola, não é só estudar, é também criar laços de amizade e convivência. ( Paulo Freire)
Beijinhos no coração;
Nildaaprovo

Boa noite, cara Tutora efetiva e colegas!
Gostaria de agradecer a participação de todos no meu período de mediação e deixar claro que se fosse levar ao pé da letra, escolheria todas as postagens desse período como significativas, pois para mim foi, e acredito que para meus colegas também, mais como não é possível, destaco algumas que ao meu ver farão diferença para nossa aprendizagem.
Iniciei a mediação com o tema Afetividade e motivação, onde destaquei a importância do relacionamento de professor/tutor com os alunos, dos alunos para com o tutor e até dos alunos para com os alunos.
Logo no primeiro post, a tutora efetiva Marcella nos trouxe uma reflexão do tão brilhante Gabriel Chalita (2001), que diz: O professor que apenas transmite informação não consegue perceber a dimensão do afeto na aprendizagem do aluno. O aluno precisa de afeto, de atenção. Com isso a aluna Vera, acrescenta em sua postagem que este assunto é muito enriquecedor para nós como profissionais e pessoas, pois envolve sentimentos e as fontes de pesquisa não se esgotam.
A aluna Priscila nos presenteou com um belíssimo mapa conceitual, questionando o que esperamos com a motivação? E também nos incentivando a ir além, com a fala: - motivação é o combustível para o bom rendimento do aluno em um curso à distância. " A missão do professor é provocar inteligência, provocar o espanto, provocar a curiosidade"...
Como feedback postei uma fala do Luiz Alves. Quando todos se juntam, o melhor acontece e as conquistas vem junto.  Quando alunos veem seu professor como mestre, entendem o real valor de um orientador em sua vida. " (Luis Alves) ...
A aluna Valéria trouxe sua contribuição com um artigo, “Afetividade no processo ensino aprendizagem” da autora:  Eliamara Aparecida Sarnosk. Com a afirmação: (...) O aluno precisa sentir vontade de aprender, e o professor é quem pode despertar essa vontade no aluno, a afetividade na educação constitui um importante campo de conhecimento. (..) e logo em seguida também nos presenteia com parte de um artigo de Henri Wallon onde ele afirma que há três manifestações da afetividade: [...] por meio da emoção, do sentimento e da paixão.
A aluna Karen nos fala que a afetividade é um fator muito importante, mesmo tratando-se da modalidade à distância, pois a falta dela gera muita desistência por parte dos estudantes.
E a nossa brilhante Tutora efetiva, Marcella, finaliza com a fala “Viva o compartilhamento de saberes”! 
Beijinhos no coração de todos;
Nildacoraçãosorriso






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar meu blog. Espero que sua passagem por aqui tenha sido produtiva.
Beijinhos no coração!