TAREFA 3: Reconhecendo atividades autênticas
Como você já deve ter estudado no material
didático oferecido esta semana, muitos estudos na área de EAD têm buscado
identificar as características do que seriam atividades
autênticas, justamente a fim de estabelecer parâmetros elevados
para a produção das mesmas.
Tomando, então, como referência
básica o quadro identificado no seu material como 6.1, que reproduz uma
famosa lista criada por Reeves, Herrington e Oliver, desenvolva o seguinte
exercício:
- retome, com suas palavras, 4
características de atividades autênticas que você acredita já ter reconhecido
em um curso de EAD que você conheça (até
1 pt para cada característica retomada, num total de 4 pts);
- relacione cada uma dessas
caraterísticas a uma atividade específica que você acredita ter
exemplificado essa caraterística, explicando como foi apresentada e
desenvolvida a proposta da mesma. (até
1,5 pt para cada atividade descrita, num otal de 6 pts).
Quatro características de atividades autênticas em um curso de EAD
Quatro características de atividades autênticas em um curso de EAD, baseado nas informações do quadro 6.1 , aula
6 – página 118:
Exemplo de atividades autênticas no PIGEAD: Fórum do Artefato
Educativo
· 1- Requisitou
investimento de tempo
· 2- Oportunizou a
colaboração
· 3- Favoreceu a
reflexão
· 4- Permitiu
soluções múltiplas
Relacionando cada uma das características citadas acima, a uma atividade
específica.
1- Requisitou investimento de tempo:
Ao decorrer da semana, os posts e debates virtuais dos alunos sobre os
Artefatos, geraram grandes expectativas
e descobertas para o grupo, tanto os Artefatos Educativos simples, como os mais complexos.
2- Oportunizou a colaboração: Contribuiu para a colaboração e
aprendizagem tanto individual, quanto em grupo, pois o educando tinha como Réplica, fazer um comentário do Artefato escolhido pelo
colega.
3- Favoreceu a reflexão:
Promoveu a reflexão individual e em
grupo , pois exigiu que o aluno
remetesse ao passado, buscando
experiência e/ou conhecimento prévio, pesquisando e escolhendo um modelo de Artefato Educativo, explicando as suas
evoluções, e encontrando
possíveis meios de utilizações desse Artefato na atualidade, dentro do processo educativo,
de ensino e aprendizagem.
4- Permitiu soluções
múltiplas: Deu autonomia ao aluno para escolher e analisar um objeto, dentre os
inúmeros objetos encontrados, permitiu que o aluno interagisse com o grupo,
escolhendo mais um Artefato, dentre os diversos artefatos postados pelos
colegas, sugerindo um novo Artefato, que
exercesse semelhante função para
substituir o do colega. Essa atividade foi realizada, mesmo diante da possibilidade da existência
de posts iguais ou semelhantes no fórum sobre o mesmo Artefato, devido essas
interações, os alunos apresentaram variadas sugestões e substituição para os
diversos Artefatos Educativos, com pontos de vistas diferenciados.
Autora: Lya J. O. Cruz
REFERÊNCIA BARRETO, Cristine Costa. Praticando a boa prática - Aula 6.
http://pigead.lanteuff.org/course/view.php?id=247. Acesso em 21/06/2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por visitar meu blog. Espero que sua passagem por aqui tenha sido produtiva.
Beijinhos no coração!