Direitos autorais.

Deixo claro que alguns conteúdos aqui postados, não são de minha autoria, portanto, se alguém se sentir prejudicado ou ofendido, por favor entre em contato pelo email nifatima571@gmail.com, para que eu possa fazer a exclusão do mesmo.
Obrigada!

terça-feira, 14 de julho de 2015

Tarefa - Reconhecendo Atividades Autênticas

TAREFA 3: Reconhecendo atividades autênticas

Como você já deve ter estudado no material didático oferecido esta semana, muitos estudos na área de EAD têm buscado identificar as características do que seriam atividades autênticas, justamente a fim de estabelecer parâmetros elevados para a produção das mesmas.
Tomando, então, como referência básica o quadro identificado no seu material como 6.1, que reproduz uma famosa lista criada por Reeves, Herrington e Oliver, desenvolva o seguinte exercício:
- retome, com suas palavras, 4 características de atividades autênticas que você acredita já ter reconhecido em um curso de EAD que você conheça (até 1 pt para cada característica retomada, num total de 4 pts);
- relacione cada uma dessas caraterísticas a uma atividade específica que você acredita ter exemplificado essa caraterística, explicando como foi apresentada e desenvolvida a proposta da mesma. (até 1,5 pt para cada atividade descrita, num otal de 6 pts).

Quatro características de atividades autênticas em um curso de EAD

Quatro características de atividades autênticas  em um curso de EAD,  baseado nas informações do quadro 6.1 , aula 6 – página 118:

Exemplo de atividades autênticas no PIGEAD: Fórum do Artefato Educativo

·         1- Requisitou investimento de tempo

·         2- Oportunizou a colaboração

·         3- Favoreceu a reflexão

·          4- Permitiu soluções múltiplas

Relacionando cada uma das características citadas acima, a uma  atividade  específica.

1- Requisitou investimento de tempo:  Ao decorrer da semana, os posts e debates virtuais dos alunos sobre os Artefatos, geraram  grandes expectativas e descobertas para o grupo, tanto os Artefatos Educativos  simples, como os mais complexos.

2- Oportunizou a colaboração: Contribuiu para a colaboração e aprendizagem tanto individual, quanto em grupo, pois o educando  tinha como Réplica, fazer  um comentário do Artefato escolhido pelo colega.

 3- Favoreceu a reflexão: Promoveu  a reflexão individual e em grupo , pois exigiu que o aluno  remetesse ao passado, buscando  experiência e/ou conhecimento prévio, pesquisando  e escolhendo um modelo  de Artefato Educativo, explicando  as suas  evoluções, e encontrando  possíveis meios de utilizações desse Artefato  na atualidade, dentro do processo educativo, de ensino e aprendizagem.

 4- Permitiu soluções múltiplas: Deu autonomia ao aluno para escolher e analisar um objeto, dentre os inúmeros objetos encontrados, permitiu que o aluno interagisse com o grupo, escolhendo mais um Artefato, dentre os diversos artefatos postados pelos colegas, sugerindo um  novo Artefato, que exercesse semelhante função  para substituir o do colega. Essa atividade foi realizada,  mesmo diante da possibilidade da existência de posts iguais ou semelhantes no fórum sobre o mesmo Artefato, devido essas interações, os alunos apresentaram variadas sugestões e substituição para os diversos Artefatos Educativos, com pontos de vistas diferenciados.
Autora: Lya  J. O. Cruz


REFERÊNCIA BARRETO, Cristine Costa. Praticando  a boa prática - Aula 6. http://pigead.lanteuff.org/course/view.php?id=247. Acesso em 21/06/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar meu blog. Espero que sua passagem por aqui tenha sido produtiva.
Beijinhos no coração!