Direitos autorais.

Deixo claro que alguns conteúdos aqui postados, não são de minha autoria, portanto, se alguém se sentir prejudicado ou ofendido, por favor entre em contato pelo email nifatima571@gmail.com, para que eu possa fazer a exclusão do mesmo.
Obrigada!

Gestão de curso a distância - Fórum 5

Esta semana convidamos os tutores de apoio presencial para participarem do nosso fórum. Esta será uma excelente oportunidade para conhecermos um pouco mais sobre estas unidades que são o braço operacional das IES que ofertam cursos através do Sistema UAB.
Na pasta RELATO DOS TPs você encontrará informações básicas disponibilizadas pelos tutores de cada polo onde o PIGEAD é ofertado. É importante que você leia o relato correspondente ao tutor que estará no seu grupo para complementar as informações e debater a partir das seguintes questões:
- Quais os principais desafios enfrentados pela gestão de Polos?
- Quais as possíveis soluções para os problemas enfrentados pelos gestores dos Polos?
- Quais os principais desafios para a adequação do polo frente às diferentes necessidades dos cursos de Graduação, Especialização e Aperfeiçoamento?
 Atenção:
 Antes de questionar o TP no fórum, verifique se sua dúvida já está contemplada no debate. Não queremos que o TP responda várias vezes à mesma pergunta em virtude do aluno não ter lido as postagens anteriores.
Abraços Ive.
Achei o máximo a sua ideia de conversarmos com os tutores presenciais por fórum, alias deveriam implantar um fórum assim desde o inicio do curso e se pudéssemos assistir alguma defesa de monografia, melhor ainda, claro que marcando com antecedência, né. Eu pelo menos tenho certeza que iria com o maior prazer e curiosidade. Não acho que seja fora da realidade , muito menos maluco. Como você disse, poderia nos ajudar a ter ideias para a nossa defesa.
Beijinhos no coração;
Nilda
ESSA TAL MONOGRAFIA

Não existe orgulho maior, do que depois de muitas pesquisas, leituras e interpretações de textos; ver as suas idéias materializadas em um TCC.
Na defesa de banca então, nem se fala...
A expectativa e o friozinho na barriga, fazem do momento, emocionante e inesquecível.
Depois da banca, criamos expectativas, as mãos ficam trêmulas. É o nervosismo tomando conta da gente...
Esse nervosismo teimoso e constante, logo desaparece, com um brotar de sorriso nos lábios, quando os membros da banca anunciam: - PARABÉNS! Você foi aprovado.
Depois de tudo isso, só alegria, e a sensação de dever cumprido.
Acredite. Todo esforço, no final vai valer a pena!
Amiga Nilda e cursista,
Nunca tinha ouvido falar numa ideia tão revolucionaria como a sua.
Acho que isso poderia e deveria ser regulamentado em todos cursos EAD pois torna-se interessante que os alunos que estão se formando mostrem o que aprenderam ou o que desenvolveram.
Por outro lado, os iniciantes também veriam a seriedade, onde têm que chegar e com isso obtêm-se mais visibilidade dos processos, mais aderência do cursista às disciplinas.
Para mim, isso também pode ser trabalhado para se tornar uma bela dissertação ou tese, que acham da ideia teoria nildica para melhorar o aprendizado?
Abraços
Turma o Fórum 5 esta encerrado.
Turma este Fórum deu o que falar rs...
Aqui discutimos algumas informações sobre os POLOS, eu sei que muitos de vocês nunca foram ou tiveram dificuldades para ir até o POLO, então esta foi uma boa oportunidade de interagir com os colegas que já foram e ver quais são os pontos positivos e negativos, discutindo a experiência de cada um.
O objetivo foi alcançado e todas as expectativas superadas. Parabéns a todos. A dinâmica adotada especialmente, nesta atividade foi aspecto favorecedor e pontual para tal.
Em nossa quinta etapa de estudos, avançando em nossas discussões, verificamos que o polo de apoio presencial é fundamental para auxiliara as práticas da modalidade à distância, e dependendo de sua localidade, público alvo e outras características específicas, o mesmo, tona-se imprescindível. Constatamos que a gestão, nestes espaços educacionais, merece atenção igualmente especial às demais ações e práticas desenvolvidas em ambiente virtual de aprendizagem. Especificamente, com o auxílio dos nossos tutores presenciais, percebemos o quão importante é a parte organizacional, a estrutura física, a disponibilidade da equipe, a capacitação dos mesmos, dentre muitos outros fatores que devem constituir esta ferramenta de ensino. Questionamos em diversos momentos a verdadeira funcionalidade do polo junto aos cursistas que pretendem, por diversos aspectos, utilizar os recursos tecnológicos à distância e concluímos que independente de perfil e qualquer outro item, este recurso é muito usual e deve ser frequentando periodicamente a fim de oferecer outras oportunidades para novos conhecimentos. Em síntese, o polo de apoio presencial, com todas as suas peculiaridades, fornece aos alunos, se bem estruturados, bibliotecas, ambientes informatizados, internet de ponta, laboratório, dentre muitos outros benefícios. Enfim, trata-se muitas vezes de um recurso pouco divulgado e por este motivo pouco utilizado. Reforça também, que as ações nesta metodologia de ensino devem acontecer sempre de forma a integrar todos os envolvidos e os polos também caminham nesta direção.
Importante destacar que o pólo tem uma função social e fundamental para as comunidades que o cercam! Muito mais de que um local de ensino para os seus alunos é também um local de esperança, da mudança e da inclusão social... 
E dar os parabéns para esta turma incrível.
Vamos rever alguns comentários:
- por Carlos Alberto Dias Rodrigues:  No PIGEAD estou relacionado no Polo CEU/UAB Parque São Carlos, São Paulo, na zona leste da capital. Esse polo nunca teve tutor presencial da UFF. Conheço o Polo, pois ja fui mediador pedagógico de cursos semi-presenciais de Engenharia de Produção e Engenharia de Computação, cursos estes de graduação da UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.  A cada 15 dias, uma vez por semana, eu tinha encontro presencial com os aprendentes nesse polo.
- por Cristiana Miranda:  Lendo alguns relatos dos tutores presenciais, foi interessante perceber que eles acompanham a dinâmica das disciplinas, e se envolvem onde há necessidade independente dos alunos comparecem no pólo para sanar dúvidas. Os tutores de Araguari e Araxá ambos apontaram como dificuldade e mostraram preocupação com os alunos que pouco participam, seja lá por qual motivo, eles realizam tentativas individuais de incentivo a participação, a maior envolvimento. O tutor de Cometá, apontou a dificuldade dos alunos não morarem na cidade, então terem dificuldade de ir ao pólo, ele criou um grupo de mensagens instantâneas ao qual boa parte dos alunos participam, sanando suas dúvidas. Interessante que a Ive disse um pouco mais cedo que as vezes o tutor presencial pode passar despercebido, mas lendo os relatos eles participam e acompanham as turmas e nós realmente as vezes não percebemos.
- por Marilene Rodrigues Da Silva Soares:  Acredito que a atuação do TP  está mais  relacionado ao formato do curso  do que a recursos tecnológicos, conforme o citado no texto POLOS DE APOIO PRESENCIAL: REQUISITOS E DESAFIOS DA GESTÃO  ' ''A equipe também precisa estar preparada para atender a demanda pelo polo, caracterizada por uma sazonalidade que concentra grande volume de alunos em poucos dias da semana, quando da realização de atividades presenciais designadas pelas IES promotoras dos cursos, pode incluir os domingos, conforme demanda dos coordenadores de cursos. ''''Como são vários cursos, com especificidades em cada projeto pedagógico, a forma de atuação e frequência de participação desses profissionais no polo pode variar de curso para curso, apesar de todos serem supervisionados e acompanhados pelo coordenador do polo. ''
- por Sérgio Neves Pólvora:  Em relação ao primeiro questionamento, que está relacionado nos desafios enfrentados pela gestão de polos, gostaria de mencionar que a gestão de cursos de educação a distância é um desafio constante para os partícipes do processo, uma vez que esta é uma modalidade de ensino incipiente se comparada ao ensino presencial. Segundo Silva et al (2010) na modalidade a distância, um polo de apoio presencial necessita de suporte administrativo e pedagógico para lograr êxito em suas ações e atingir a excelência almejada no processo de aprendizagem, que é o foco pretendido. Nas minhas leituras a respeito do assunto pude analisar que a Universidade Aberta do Brasil, por meio do Modelo de pólo de apoio presencial, prevê recursos humanos mínimos pertencentes ao Pólo UAB para o bom funcionamento do mesmo, onde o mínimo exigido é um Coordenador de Pólo, o qual se responsabiliza pela gestão acadêmica e administrativa; tutor presencial; técnico de laboratório pedagógico, se necessário; técnico em informática; bibliotecária e auxiliar para a secretaria. O gestor ou administrador de pólos, no caso da educação a distância, é o coordenador de pólos. Assim como qualquer gestor, espera-se do gestor de pólos de educação a distância que ele exerça funções básicas, denominadas funções administrativas. As funções administrativas são essenciais para que os objetivos propostos pela organização sejam interpretados e transformados em ação, com o intuito de atingir estes objetivos. As funções administrativas dividem-se em: planejamento, organização, liderança (direção) e controle. Estas funções são moldadas conforme as peculiaridades de cada organização. Segundo Moore e Kearsley (2007) dentre as atividades dos gestores na educação a distância, pode-se citar: definição de estratégia para obter informações sem necessidade de intervir com os alunos; alocação de recursos (estruturais, financeiros, humanos), definição de prazos e metas para as atividades; supervisão de tutores;  definição, com toda a equipe, de mecanismos de feedback e avaliação; e funções políticas para obter recursos e disseminar a cultura de EAD.  Para Amaral e Rosini (2009) a gestão de qualidade e profissional de um polo de apoio presencial de educação a distância perpassa pelo esclarecimento de todos os partícipes do processo do que é gestão de polos, e em especial o discernimento do coordenador de pólos sobre o contexto educacional. Analisando as colocações dos autores citados cheguei a conclusão que os desafios supra citados está relacionado em o gestor saber liderar, planejar, organizar e controlar o polo, ao qual o mesmo foi designado a realizar a gestão.
- por Melissa Nunes Belmonte: Os desafios enfrentados pela gestão nos polos vão desde o cumprimento dos requisitos básicos de qualidade, até a coordenação de todos os recursos e ações fundamentais para seu funcionamento de modo eficaz, para que o objetivo do polo que é o de oferecer o espaço físico de apoio presencial aos alunos da sua região, mantendo as instalações físicas necessárias para atender os alunos em questões tecnológicas, de laboratório, de biblioteca, entre outras, seja atingido. “A natureza do curso e as reais condições do cotidiano e necessidades dos estudantes são os elementos que irão definir a melhor tecnologia e metodologia a ser utilizada, bem como a definição dos momentos presenciais necessários e obrigatórios, previstos em lei, estágios supervisionados, práticas em laboratórios de ensino, trabalhos de conclusão de curso, quando for o caso, tutorias presenciais nos polos descentralizados de apoio presencial e outras estratégias” (MEC, 2007b, p. 7).

Tarefa 5 
Universidade Federal Fluminense – UFF
Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino – LANTE
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD - PIGEAD
Disciplina: Gestão de Curso a Distância – GCD
POLOS DE APOIO PRESENCIAL
MÓDULO – 5
Aluno(a): Nilda de Fátima Santos Soares
Grupo: 18
Tutor: Rabbith Ive
Data 07/11/2015
CARACTERIZAÇÃO: O QUE É UM POLO DE APOIO PRESENCIAL?
IDENTIFICAÇÃO - POLO 1
Características regionais (urbana ou rural / perfil socioeconômico regional)
IDENTIFICAÇÃO - POLO 2
Características regionais (urbana ou rural / perfil socioeconômico regional)
ANÁLISE: Infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos.
SÍNTESE: Indique qual dos polos analisados está mais próximo ao ideal proposto pelo Sistema UAB e por quê?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Resposta:
A educação a distância (EaD), surge da necessidade de levar a educação a lugares remotos sem as tradicionais barreiras de tempo e espaço. Iniciou-se através do rádio, passando pelos cursos por correspondência, teve o formato de telenovela. Fez parcerias com TV, para implantação do Telecurso 2º Grau e com o Governo Federal, para cursos de formação de professores e chegou aos dias atuais, através da universidade virtual.
Até metade da década de 1990, a modalidade da Educação a Distância (EAD) era utilizada principalmente para ofertar cursos livres de iniciação profissionalizante, dentro do conceito de educação aberta e com os recursos do ensino por correspondência; e para ofertar cursos supletivos, focados na complementação de estudos nos níveis de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, utilizando materiais impressos e aulas transmitidas por televisão, em programas de telecurso. Somente a partir de 1994, com a expansão da Internet junto às Instituições de Ensino Superior (IES), e com a publicação da Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (LDB), em dezembro de 1996, que oficializa a EAD como modalidade válida e equivalente para todos os níveis de ensino, é que a universidade brasileira se dedica à pesquisa e oferta de cursos a distância com o uso de novas tecnologias. (TORRES; VIANNEY, 2003, p.2).
Mais foi através do Decreto nº 5.800 de 8 de junho de 2006, que foi efetivado o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), como sendo um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância (BRASIL, 2010). Contudo, faz necessário a criação de centros de formação permanentes denominados polos de apoio presenciais, em localidades consideradas estratégicas, nesses centros é onde acontecem os encontros presenciais, o acompanhamento e orientação para os estudos, as práticas laboratoriais e as avaliações presenciais. Visando garantir o pleno desenvolvimento das atividades dos cursos a distância.
Polo 1: inaugurado no dia 27 de outubro de 2007, o Centro Educacional Unificado (CEU) Azul da Cor do Mar, localizado na avenida das Alamandas com avenida Jacu Pêssego, Itaquera, zona Leste, possui 11.205 m² de área construída em um terreno de 12.000 m². Localizado em uma área urbana no complexo há oficinas de violino, instrumentos de sopro, percussão, canto e coral e teatro. Pessoas de diferentes idades participam de aulas de natação, hidroginástica e ginástica localizada. O CEU Azul da
Cor do Mar atende ainda jovens em atividades de meio ambiente e orientações de jardinagem, além dos cursos da UAB (Universidade Aberta do Brasil).
Polo 2: O Centro Educacional Unificado (CEU) Parque Veredas, inaugurado em 15 de setembro de 2003, é um equipamento que promove a educação para a cidadania, valorizando a autonomia e o protagonismo dos alunos e da comunidade. Atualmente, mais de 2.000 alunos são atendidos pelas escolas do Bloco Didático valorizando a autonomia e o protagonismo dos alunos e da comunidade. No Núcleo Esportivo e cultural são oferecidas aulas gratuitas em várias modalidades. O centro educacional também abre espaço para atividades direcionadas à Terceira Idade, além de estrutura que possibilitou a implementação do sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil) que oferece e organiza cursos voltados a formação pedagógica. Localizado em uma área urbana, o centro educacional, possui amplas instalações que fazem diferença na qualidade do processo pedagógico de ensino e aprendizagem dos cursos EAD.
[...] Estudos comprovam que o polo de apoio presencial cria as condições para a permanência do aluno no curso, estabelecendo um vínculo mais próximo com a universidade, valorizando a expansão, e exteriorização e a regionalização da oferta da educação superior pública e gratuita. Assim, o polo de apoio presencial poderá constituir, em curto prazo, um centro de integração e desenvolvimento regional e de geração de empregos. (MOTA, 2009, p.301).
Em suma, dos polos analisados, teoricamente, o que me parece mais próximo ao ideal proposto pelo sistema UAB é o Centro Educacional Unificado (CEU) Parque Veredas, pelo fato de o mesmo oferecer e organizar diversos cursos voltados para a formação pedagógica com uma infraestrutura, aparentemente, viável para o sistema.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4715_3849.pdf acesso em 06/11/2015
http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4715_3849.pdf
http://www.escol.as/194156-centro-de-educacao-unificada-parque-sao-carlos
http://pigead.lanteuff.org/mod/folder/view.php?id=29080


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar meu blog. Espero que sua passagem por aqui tenha sido produtiva.
Beijinhos no coração!