Nilda de Fátima Santos Soares
GRUPO: 35
Tutora: Marcella da Silva Estevez Pacheco Guedes
Tema: Polidocência na EAD
Céu Parque São Carlos
2015
A diferença
básica entre educação presencial e a distância está no fato de que, nesta
última, o aluno constrói conhecimento – ou seja, aprende e desenvolve
competências, habilidades, atitudes e hábitos relativos ao estudo, à profissão
e à sua própria vida, no tempo e local que lhe são adequados, não com a ajuda
em tempo integral da aula de um professor, mas com a mediação de professores
(orientadores ou tutores), atuando ora a distância, ora em presença física ou
virtual, e com o apoio de sistemas de gestão e operacionalização específicos,
bem como de materiais didáticos intencionalmente organizados, apresentados em
diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e
veiculados através dos diversos meios de comunicação e com vários profissionais
envolvidos.
Para que isso ocorra, faz se
necessário um olhar atento para o conceito apresentado por MILL,
Daniel; RIBEIRO onde define Polidocência como
conjunto articulado de trabalhadores necessários para a realização das
atividades de ensino-aprendizagem na educação a distância. A equipe
multidisciplinar (tutores, professores e coordenadores) desenvolvem as
atividades em conjunto de modo colaborativo.
Mesmo com o desenvolvimento das atividades
fragmentadas acredito que cada um contribuirá de forma relevante para a
construção do conhecimento, pois cada tutor/professor conhece o programa da
disciplina e assim poderá colaborar com atividades diferenciadas e interativas.
Para Arnaldo Niskier (1999), o educador a
distância reúne as qualidades de um planejador, pedagogo, comunicador, e
técnico de Informática.
Destacam-se algumas funções do tutor como
parte integrante dessa equipe, tais como: orientar e mediar os alunos em suas
possíveis dificuldades, motivar os alunos na construção do processo de ensino
aprendizagem, estabelecer uma relação com os demais profissionais envolvidos e
promover uma avaliação contínua das tarefas e participações apresentadas pelos
alunos.
Arroyo (1991) refere que as qualidades
principais de um tutor devem ser a compreensão, a amizade, a autenticidade, a
objetividade, a capacidade autocrítica e a paciência. Deve ser um profissional
empenhado na sua formação contínua.
Concordo com os autores no que tange em
trazer a experiência da modalidade presencial para a modalidade em EaD, pois a
partir dessas experiências poderemos retirar uma diversidade de
reaprendizagens, proporcionando assim, a apresentação de novos saberes para o
compartilhamento com todo o grupo no ambiente virtual.
Referências bibliográficas:
AUTHIER, Michel.Lebel
avenirduparentpauvre. In Apprendre à distance. Le Monde de L’Éducation, de
laCulture et de laFormation.1998. Disponível em
<http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAZscAF/papeis-professor-na-ead>.
Acesso em 15 agosto de 2015.
CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Os
Múltiplos Papéis do Professor em Educação a Distância: Uma Abordagem Centrada
na Aprendizagem. Universidade Estadual da Paraíba. Disponível em
<http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAZscAF/papeis-professor-na-ead>.
Acesso em 17 agosto de 2015.
LÉVY, Piérre. O que é o virtual? Tradução
de Paulo Neves. São Paulo, Editora 34, 1996.
REIS, Hiliana. Modelos de tutoria
no ensino a distância. Disponível em <http://www.bocc.ubi.pt/pag/reis-hiliana-modelos-tutoria-no-ensino-distancia.pdf>.
Acesso em 17 agosto de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por visitar meu blog. Espero que sua passagem por aqui tenha sido produtiva.
Beijinhos no coração!