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Polidocência na EAD


Nilda de Fátima Santos Soares
GRUPO: 35
Tutora: Marcella da Silva Estevez Pacheco Guedes
Tema: Polidocência na EAD
Céu Parque São Carlos
2015



A diferença básica entre educação presencial e a distância está no fato de que, nesta última, o aluno constrói conhecimento – ou seja, aprende e desenvolve competências, habilidades, atitudes e hábitos relativos ao estudo, à profissão e à sua própria vida, no tempo e local que lhe são adequados, não com a ajuda em tempo integral da aula de um professor, mas com a mediação de professores (orientadores ou tutores), atuando ora a distância, ora em presença física ou virtual, e com o apoio de sistemas de gestão e operacionalização específicos, bem como de materiais didáticos intencionalmente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados através dos diversos meios de comunicação e com vários profissionais envolvidos.
Para que isso ocorra, faz se necessário um olhar atento para o conceito apresentado por MILL, Daniel; RIBEIRO onde define Polidocência como conjunto articulado de trabalhadores necessários para a realização das atividades de ensino-aprendizagem na educação a distância. A equipe multidisciplinar (tutores, professores e coordenadores) desenvolvem as atividades em conjunto de modo colaborativo.
Mesmo com o desenvolvimento das atividades fragmentadas acredito que cada um contribuirá de forma relevante para a construção do conhecimento, pois cada tutor/professor conhece o programa da disciplina e assim poderá colaborar com atividades diferenciadas e interativas.
Para Arnaldo Niskier (1999), o educador a distância reúne as qualidades de um planejador, pedagogo, comunicador, e técnico de Informática.
Destacam-se algumas funções do tutor como parte integrante dessa equipe, tais como: orientar e mediar os alunos em suas possíveis dificuldades, motivar os alunos na construção do processo de ensino aprendizagem, estabelecer uma relação com os demais profissionais envolvidos e promover uma avaliação contínua das tarefas e participações apresentadas pelos alunos.
Arroyo (1991) refere que as qualidades principais de um tutor devem ser a compreensão, a amizade, a autenticidade, a objetividade, a capacidade autocrítica e a paciência. Deve ser um profissional empenhado na sua formação contínua.
Concordo com os autores no que tange em trazer a experiência da modalidade presencial para a modalidade em EaD, pois a partir dessas experiências poderemos retirar uma diversidade de reaprendizagens, proporcionando assim, a apresentação de novos saberes para o compartilhamento com todo o grupo no ambiente virtual.

Referências bibliográficas:
AUTHIER, Michel.Lebel avenirduparentpauvre. In Apprendre à distance. Le Monde de L’Éducation, de laCulture et de laFormation.1998. Disponível em <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAZscAF/papeis-professor-na-ead>. Acesso em 15 agosto de 2015.
CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Os Múltiplos Papéis do Professor em Educação a Distância: Uma Abordagem Centrada na Aprendizagem. Universidade Estadual da Paraíba. Disponível em <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAZscAF/papeis-professor-na-ead>. Acesso em 17 agosto de 2015.
LÉVY, Piérre. O que é o virtual? Tradução de Paulo Neves. São Paulo, Editora 34, 1996.

REIS, Hiliana. Modelos de tutoria no ensino a distância. Disponível em <http://www.bocc.ubi.pt/pag/reis-hiliana-modelos-tutoria-no-ensino-distancia.pdf>. Acesso em 17 agosto de 2015.

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