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Avaliação da Aprendizagem



Avaliação da Aprendizagem

esta 2ª semana, nosso trabalho está voltado para o estudo do texto 2 – Introdução à avaliação da aprendizagem e à avaliação institucional, postado na caixa de textos para discussão.
 Aqui no fórum, discutiremos as seguintes questões:

1) Considerando os objetivos e as funções da avaliação, que relação podemos perceber, na prática, entre avaliação e aprendizagem?Como podemos definir a avaliação da aprendizagem?
 2) avaliação tem sido realizada como atividade inerente ao processo ensino- aprendizagem, mediando-o, ou como atividade paralela ao mesmo?

Que importância tem a avaliação para o processo ensino-aprendizagem?

 Resumo do Fórum 2 - Avaliação da aprendizagem:

 Que semana produtiva!
  Caminhamos pelo delicado tema da avaliação, analisando posturas pessoais, relembrando fatos marcantes de nossa sequência educacional e felizmente observando o quanto o processo avaliativo deve ser cuidadosamente aliado a posturas conscientes e reflexivas.
 Inicio o resumo de nosso fórum com a delicada nuvem gentilmente organizada pelo nosso colega Carlos Alberto Dias Rodrigues...
E não posso deixar de destacar...
por Nilda De Fátima Santos Soares... Em minha prática sempre utilizo a avaliação continuada, com vários instrumentos, como: listas de exercícios, trabalhos individuais e de grupo, exercícios orais e escritos, leitura, etc. Faço das provas, pratica obrigatória da escola em que trabalho, mais não as coloco em primeiro lugar, até mesmo por experiência própria, pois não conheço ninguém que fique mais nervosa do que em dias de provas, fico uma pilha e nem sempre me saio bem. O nome prova me assusta até hoje, assim como sei que assusta os alunos. A avaliação desenvolvida pelos docentes deve cumprir o seu papel fundamental, que é o de auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem, não testar quem sabe ou não sabe o conteúdo.
por Raquel Foresti ...Considerando o diagnóstico como o primeiro - não único - objetivo da avaliação, acredito que seja um instrumento valioso no processo de aprendizagem desde que se saiba o que se espera dessa aprendizagem.
por Maria Bernadete Silva Ressurreição Bento... Acredito que o primeiro passo para a avaliação, realmente é o diagnóstico;partindo do conhecimento do aluno, ou seja do seu mundo real, avançando e retrocedendo, sempre que necessário.... avaliação é um processo contínuo.
por Rafael Henrique Michelon... O processo da avaliação da aprendizagem deve acompanhar a elaboração do plano pedagógico institucional e de acordo com cada área do conhecimento, pois dessa forma é possível adaptar a avaliação ao desempenho do educando.
por Elton De Toledo Silva ... Eu acredito que a relação entre avaliação e aprendizagem é de uma co-sustentação. Isso mesmo. Uma pode alicerçar a outra. Não acredito em aprendizagem sem avaliação. O Atrelamento é completo, total, precípuo. Os apontamentos/julgamentos ou reflexões acerca de nossas ações é o único e talvez essencial mecanismo que permite a aprendizagem.
por Priscila Aparecida Rossato ...  A avaliação de aprendizagem se inicia com a observação do aluno, certificando-se sobre seu conhecimento e o que é necessário para desenvolver melhor o seu processo de aprendizagem. A avaliação é um trabalho em conjunto entre aluno e professor, onde o aluno deverá demonstrar o seu conhecimento e o professor avaliar seu desenvolvimento e não jugar ou rotular o seu aluno por não ter sido bem em alguma prova.
por Fernanda Borili Pereira ...  Pensar em avaliação é ir além do compartimentando e do disciplinar revela-se hoje um desafio do trabalho pedagógico realizado na escola, ainda ocorre uma grande dificuldade em relação a avaliação de aprendizagem na escola, pois práticas ainda tradicionais estão muito cristalizadas onde ela é vista como um fim, e não um meio, um conjunto de instrumentos que permitam um diagnóstico das aprendizagens o mais abrangente possível.
por Cristiana Miranda ...  Está dissociada do necessário, que é uma prática avaliativa continua que acompanha o desenvolvimento e aprendizagem dos educandos, utilizando-se de diferentes instrumentos, que possam apresentar as dificuldades e potencialidades dos mesmos, quais as estratégias adequadas e quais precisam ser modificadas, quais intervenções são necessárias, oferecem aos professores subsídios para a reflexão e o replanejamento das práticas pedagógicas, aprimorando o processo ensino aprendizagem, contribuindo  para a aprendizagem  de todos em seus diferentes ritmos, necessidades e especificidades.
por Marilene Rodrigues Da Silva Soares ... Acredito na possibilidade de sucesso na aprendizagem e na necessidade de um novo tipo de avaliação. A importância da avaliação para o processo ensino-aprendizagem é antes de mais nada encontrar caminhos para medir a qualidade do aprendizado do aluno e oferecer alternativas para uma evolução mais segura. A avaliação é um instrumento para auxiliar a melhoria dos resultados.
por Maria Aparecida Serapiao Teixeira... O tema é fascinante.A  avaliação é fundamental para o acompanhamento sistêmico da aprendizagem, nesta perspectiva ela está a serviço das aprendizagens. O caráter diagnóstico inicial realmente permite levantar os conhecimentos prévios e planejar o percurso. O caráter diagnóstico no percurso possibilita o replanejamento quer dos estudos como das intervenções e finalmente o diagnóstico final possibilita a comparação e o replanejamento. Considero fundamental a cultura avaliativa para uma educação de qualidade com aprendizagens significativas
 por Flavio Medeiros Da Silva ...  A avaliação é uma ação que realizamos cotidianamente, avaliamos as atitudes dos outros, um filme, uma comida, uma casa, um livro, como tantas outras coisas e situações da vida. Na educação a avaliação exerce um papel importante, como um instrumento que permite a investigação, a análise e a reflexão, permitindo orientar o processo de aprendizagem e desenvolver ações que tragam a melhoria do processo ou a sua manutenção, caso os resultados sejam satisfatórios.
por Elton De Toledo Silva...  Primeiro gosto de um bom diagnostico para saber com quem lidar e como lidar. Segundo, sou extremamente observador e provocador e deixo que o tema seja construído, fragmentado pelos alunos, e são através de desafios e indagações que tento fazê-los chegar às metas e objetivos traçados. Só para conhecimento, eu sempre trabalho com metas e objetivos construídos em conjunto com os alunos. Os feedbacks são registrados por eles mesmos, e eu consigo amarrar o que foi produzido às etapas de aprendizagem previstas. Sou meio polemico na escola, uso métodos não tão convencionais, principalmente para um educador físico (não gosto deste termo), evito quadra, e esportes mais trabalho muito a expressão corporal, jogos sensoriais e dinâmicas, mas o resultado na criticidade deles vem sendo maravilhoso.
por Elaine Coutinho Resende Almeida ... Realmente é necessário desconstruir toda uma cultura de avaliação quantitativa, para  avançarmos na qualidade!
por Fernanda Pereira De Campos Bicudo...avaliação é uma atividade constante, e não se restringe somente a verificação da aquisição de conceitos pelos alunos ou detectar falhas. Deve ser utilizada pelo professor como um instrumento  que lhe permita questionar e reorientar a sua prática pedagógica, fazendo com que o aluno  avance na aquisição e ampliação de seu conhecimento.
É importante, que na avaliação prevaleça a qualidade do pensamento e não a qualidade/quantidade de conteúdos que muitas vezes são meramente reproduzidos no momento e depois esquecidos.
por Fernanda Mayumi Garcia Zerbinato...  Infelizmente ainda hoje, em muitos ambientes educativos, a avaliação é excludente. E nestes lugares, avaliar é mensurar quantitativamente o que ou quantos “aprenderam” o que deveria ter sido ensinado. No entanto, ao percebemos a avaliação fora do paradigma construído culturalmente ao longo de muitos anos – quando da educação tradicional, que classificava e em seguida promovia ou deixava retido o educando de acordo com seu desempenho na “avaliação” escolar - , a avaliação é condição existencial para a educação, pois além do diagnóstico permite dentre outros aspectos, incluir o educando no processo de aprendizagem de maneira ativa e de fortalecer a relação deste com o educador.
Quando Avaliamos
  • A avaliação é uma atividade orientada para o futuro. Avalia-se para tentar manter ou melhorar nossa atuação futura. Essa é a base da distinção entre medir e avaliar.
  • Avaliar refere-se à reflexão sobre as informações obtidas com vistas a planejar o futuro.
Quando medimos
  • Medir refere-se ao presente e ao passado e visa obter informações a respeito do progresso efetuado pelos estudantes. Portanto, medir não é avaliar, ainda que o medir faça parte do processo de avaliação.
por Michelle Weinberger De Almeida Angelini ... É impossível pensar em avaliação sem relacioná-la à aprendizagem. A avaliação deve ser diagnóstica e formativa. A primeira para mostrar ao professor o ponto de partida para um trabalho disciplinar ou interdisciplinar, dependendo da proposta da escola. Já a segunda, além de orientar e regulamentar o processo ensino-aprendizagem, contribui com o docente como termômetro da sua prática. Nesta semana, corrigi algumas avaliações diagnósticas e fiz o levantamento das habilidade de cada questão. A partir disso, fiz um tabela no excel e verifiquei a quantidade de alunos que apresentou dificuldades numa determinada habilidade. Assim, sei de que ponto devo retomar o tema de estudo. Acredito que isso seja muito importante.
por Vanessa Sena De Paula...  Relendo as publicações realizadas aqui no fórum, pude observar que o tripé da avaliação foi por diversas vezes citado. Avaliar para:
-sondar conhecimentos;
- acompanhar a aprendizagem;
- avaliar resultados e replanejar.
 Entretanto, em meu caminhar docente percebo que esta proposta diagnóstica é experimentada e utilizada nos processos de ensino e aprendizagem das crianças mas nas avaliações  para os aprendizes adultos observo-a ainda muito classificatória

por Valéria Aparecida Da Silva...  A avaliação de aprendizagem é um instrumento pelo qual podemos analisar o quanto de conhecimento o aluno pode absorver. A relação existente entre avaliação e aprendizagem, é construída na prática, quando de realizações de atividades pedagógicas, onde o aluno vai desenvolvendo seu conhecimento a partir da cooperação do educando, no sentido de incentivá-lo e permitir que sua evolução seja construída aos poucos

por Lucila Simões Dos Santos Correia...  Ensinar é um papel difícil pois envolve varias questões como envolvimento do aluno, disciplina entre outros . E nas competências de ensinar, sabemos que os meios avaliativos tem sua importância tanto para medir o grau de aprendizado e desenvolvimento do aluno, como também a aceitabilidade deste docente em sua metodologia de ensinar. O processo avaliativo deve ser constante e ser inserido em conjunto com a aprendizagem trazendo meios de reflexões ao aluno. Para que o docente tenha um retorno positivo, cabe uma preparação constante intelectual e uma boa dinâmica para que o aprendizado de fato aconteça.
A avaliação é o conjunto  de tudo que foi ou que será transmitido ao aluno . E deve ser bem planejado.
por Marisa De Vasconcelos... Gostaria de chamar a atenção de vocês para o fato de que a avaliação não deve estar voltada apenas para o "futuro" do aluno, mas para o professor do futuro!
Avaliação deve acontecer em um contexto no qual  se considera passado, presente e futuro, em um ambiente onde  o erro, pontos fracos, negativos são indicadores para uma nova tentativa em aprimorar o processo de ensino aprendizagem, a partir da avaliação da prática pedagógica, das relações professor-aluno, professor -escola, etc..As considerações, definições e constatações elencadas no texto de Marilene Sinder  reportam à necessidade de um processo contínuo de ação e reflexão.
por Samanta Theodoro Papa... Acredito que avaliação esta inserida no processo e não paralelo a ele até porque através da avaliação que conseguimos mediar e relacionar os objetivos propostos anteriormente a ela. O que fazer com os resultados da avaliação? A avaliação, julgo eu, nos oferece alguns caminhos, logo se acredito que ela esta paralela ao processo ela não interferirá nele e somente "medirá" os resultados. Quando insiro a avaliação no processo acredito que ele pode ser transformado mediante a forma de avaliar. Acredito que o  crescimento individual do educando precisa articular-se ao coletivo, a avaliação é uma excelente maneira de fazer isso, e também tem potencial para mediar o crescimento pessoal dos envolvidos no processo, tanto alunos como professores. 
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Fórum 3


 Encerramos muito bem mais uma semana de discussões!
Vocês estão mais uma vez de parabéns!
Confesso que estou encantada com a seriedade, dedicação e desempenho da turma!
Compartilhamos neste fórum experiências que nos ajudaram a pensar o delicado tema: avaliação.
E no debruçar de exemplos práticos (experiência com o conhecimento conceitual e crítico) foi possível repensar ou mesmo refletir sobre formas de viabilizar a urgência de um modelo de ensino que viabilize a avaliação como algo verdadeiramente a favor da aprendizagem.
Destaco as palavras marcantes do Fórum 03:

Diagnóstica
Formativa
 avaliado
construção
avaliador
orientar
objetivos
resultados
reflexão
somativa
projeto
pedagógico
planejamento
competição
envolvimento
                                        profissionalismo                                             
 instrumentos
contextualizar
posicionamento
critérios
democrática
 construtivo
produtivo
bases
propostas
solidez
 possibilidades

Aguardo vocês em nosso fórum de discussão 04.
Um abraço carinhoso,

Kátia Benjamim
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Nosso Fórum 4 está encerrado!
   Neste fórum discutimos a relação que pode ser estabelecida entre a avaliação institucional e a melhoria da qualidade da educação básica e superior, no Brasil.
  Outro ponto importante que esteve presente em toda a nossa discussão foi a unanimidade de que a avaliação institucional se bem direcionada certamente apresenta-se como fator importante no desenrolar do processo : A avaliação institucional já teve um grande avanço já não é vista apenas como  um instrumento de controle burocrático, percebeu-se que ela pode compreender e analisar a realidade da escola, apresentar indicadores importantes para a construção e efetivação do Projeto Político Pedagógico e consequentemente melhorar a aprendizagem. por Cristiana Miranda [APaco214] - quinta, 25 Fev 2016, 16:44

A partir dos resultados das avaliações institucionais podemos elaborar análises  e estudos que façam com que a gestão educacional tenha maior informação e segurança sobre ações corretivas de seu processo de ensino aprendizagem. por Carlos Alberto Dias Rodrigues [APpsa214] - quinta, 25 Fev 2016, 18:48
A avaliação institucional tem como objetivo principal a melhoria no ensino e identificação dos problemas que ocorrem na instituição. Ela deve inventariar, harmonizar, tranquilizar, apoiar, orientar, reforçar e corrigir os aspectos avaliados. Possibilita assim, a reestruturação do processo educacional e a introdução de mudanças na Instituição. Este procedimento colabora com a reestruturação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão da Instituição, visando a melhorias em cada um desses pilares fundamentais.
Seguindo os parâmetros para cada tipo de avaliação, as instituições terão qualidade no seu ensino, o aluno terá um desenvolvimento melhor em seu aprendizado e os professores se tornarão profissionais mais qualificados e aptos para desenvolver seu trabalho. por Priscila Aparecida Rossato [APpsa214] - quinta, 25 Fev 2016, 19:40
As avaliações institucionais surgiram na busca de métodos e técnicas para balizar ponderações voltadas à melhoria da qualidade na educação. E assim fomentou-se a criação de diversos métodos de avaliação institucional em todas as instâncias e níveis que pretende avaliar o desempenho dos alunos, a infraestrutura educacional, o perfil do diretor e da gestão, a prática docente e as características sócio culturais do educando.
A avaliação institucional cumpre um papel fundamental no aperfeiçoamento da educação, apontando para um processo crítico, participativo e reflexivo. Este processo consiste no autoconhecimento da instituição, identificando seus aspectos positivos e seus fracassos. O resultado conduz a uma tomada de decisões para a melhoria da qualidade do ensino e aperfeiçoamento da gestão escolar e maior envolvimento da comunidade escolar. por Marilene Rodrigues Da Silva Soares [APpsa214] - quinta, 25 Fev 2016, 22:28

E finalizando a colega Vanessa Moreira Soati [APqso214] - terça, 1 Mar 2016, 21:54 resumiu com muita objetividade: “Sempre devemos pensar avaliação como uma maneira de melhorar o ensino e reestruturar o curso.”
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Tarefa da disciplina de Avaliação da aprendizagem

 ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE FINAL DE AVALIAÇÃO ( anexo), deverá  conter questões que contemplem indicadores de qualidade, em duas dimensões, tais como:
1 – Avaliação institucional – o curso
– preparação para o mercado de trabalho quando concluiu o curso;
– contribuição das disciplinas do curso para o exercício profissional na EaD;
– contribuição do curso para o desenvolvimento cultural e pessoal;
– contribuição dos tutores das disciplinas para o desempenho no curso;
– opinião sobre o Trabalho Final de Curso (TFC);
– motivo para a escolha do PIGEAD;
– opinião sobre a imagem do PIGEAD;
– conceito atribuído ao curso;
– recomendação do curso
– etc.
2 – Autoavaliação:
– exercício de atividade profissional na época de ingresso no curso;
– exercício de atividade profissional na atualidade;
– exercício de atividade profissional na EaD;
– tempo decorrido entre a conclusão do curso PIGEAD e o exercício de atividade profissional na EaD;
– tipo de organização em que exerce atividade profissional na atualidade;
– forma de obtenção do emprego atual;
– faixa salarial atual;
– satisfação em relação à situação profissional atual no aspecto financeiro;
– satisfação em relação à situação profissional atual no aspecto social;
– perspectiva profissional na área de atuação
– etc.
Conforme exemplos , no mínimo 19 questões.
 A tarefa tem o valor de 20 (vinte) pontos e deverá ser postada até as 23h55 do dia 22 de março de 2016, não sendo permitida a postagem a partir desta data. A ausência de postagem implicará na atribuição da nota 0 (zero) na atividade avaliação final da disciplina, não estando prevista tarefa de reposição.

Conte comigo sempre,















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