Semana 1 - A atividade da semana consiste em responder com as suas palavras a questão central proposta no texto base, apoiando-se também nos debates do fórum sobre a atual conjuntura orçamentária da UAB.
Quais as fragilidades atuais da Gestão que entravam a efetivação da política pública de educação superior a distância no Brasil?
A educação sempre foi considerada um bem em si, pelas oportunidades que oferece de enriquecimento cultural. Mas isso, por si só, nunca criou condições para que a universalização do acesso à escola se transformasse em prioridade das políticas governamentais. Há outras razões básicas que incentivam políticas públicas no sentido de promover a educação em geral e, especialmente, a escolarização básica. Uma delas reside na necessidade de preparação para a cidadania, incorporando à vida nacional grandes massas da população, dando a elas a instrução que lhes permita participar, tanto como eleitores, quanto como usuários dos serviços oferecidos pela sociedade moderna. Se é esta razão e condição para constituir uma vontade política que privilegie e valorize a educação, é fácil entender por que, no Brasil, esta vontade é um fenômeno tardio.
O Brasil sempre gastou pouco em educação, mais no momento atual, cortar o pouco que se gasta é a certeza de piorarmos ainda mais nossa posição no ranking mundial de educação que já é a 60ª, a crise está aí e não temos como fugir dela, temos que acreditar, batalhar por uma educação de qualidade para um futuro melhor.
Ao meu ver, um empecilho para a efetivação da política pública de educação superior a distância no Brasil, seria a falta de verba para dar continuidade a um projeto que tem tudo para diminuir o “analfabetismo” da população brasileira, quando digo analfabetismo, não estou falando de crianças que ainda não sabem ler, me refiro àqueles, que almejam um lugar no mercado de trabalho e que devido à má administração política e econômica do país, corre o risco de não conseguir efetivar um curso a distância de qualidade, isso, por que o nosso ministro de educação prioriza quantidade e não qualidade, gerando falta de corpo docente preparado e especializado, falta de controle e avaliação constante da qualidade dos cursos ministrados, ineficiente material didático, entre outros. Democratizar o acesso à educação superior é um dos fatores fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de um país, contudo, a desigualdade de renda e de conhecimento entre a população é grande, gerados em parte, pela diferença de nível educacional da sociedade.
REFERÊNCIAS
BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 2003.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: potencialidades e ...
revistas.unincor.br › Capa › v. 12, n. 1 (2014) › FERRUGINI de L FERRUGINI - 2014 – acesso em 07 out. 2015
FERRUGINI, L. ; MORAIS, R. ; Souza, D. L. ; PINTO, C. L. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: potencialidades e fragilidades. Revista da Universidade Vale do Rio Verde , p. 90-98, 2014.
Gestão das políticas públicas de educação a distância no ...
www.aedi.ufpa.br/esud/trabalhos/poster/AT1/114284.pdf - acesso em 07 out. 2015
Cursos federais a distância sofrem com corte de verba ...
http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,cursos-federais-a-distancia-sofrem-com-corte-de-verba,1752685
Semana 2 - Com base nos conceitos apresentados na vídeo aula e no material de apoio, responda as seguintes questões:
- Qual o conceito chave de Planejamento Estratégico?
- Identifique situações no texto “A Arca de Noé” que caracterizem os seguintes elementos do planejamento estratégico:
- Missão
- Visão
- Objetivos
Nosso fórum está baseado no texto "A Arca de Noé". O texto narra de maneira alegórica os desafios do planejamento com foco nos objetivos.
É importante ressaltar que o texto é uma "ALEGORIA" cujo o objetivo é somente a reflexão sobre o planejamento no ambiente corporativo.
Aponte, no debate com seus colegas, as possíveis causas do sucesso ou insucesso do empreendimento.
O material oferecido para desenvolvermos este debate é muito criativo e traz de forma divertida diversos diálogos onde estão presentes aspectos fundamentais para o sucesso ou não de determinado empreendimento. Traçando um comparativo com a Gestão para Educação à Distância, trago o seguinte trecho do texto base para agregar em vossas reflexões.
“Já foi dito que a gestão da EAD, assim como a gestão em outros tipos de organização, precisa contemplar os aspectos de planejamento, organização, direção e controle do processo – considerando a disponibilidade de recursos materiais, físicos, técnicos ou humanos. Portanto, para um gestor em EAD criar condições para a realização de um bom programa de formação a distância, deve planejar e organizar adequadamente todo o sistema de funcionamento das etapas e, também, deve dirigir/coordenar e controlar todos os fatores envolvidos no fluxo das atividades dos cursos de EAD. Enfim, precisa gerir o seu dinâmico e complexo processo de formação.”
Propomos a leitura da matéria publicada no Estadão online em 29.08.2015, referente ao corte orçamentário que sofre o programa UAB.
Em tempos de crise econômica torna-se imprescindível compreender os processos decisórios da política pública para Educação como um todo e, no nosso caso, para a Educação a Distância com suas implicações e reflexos.
Por se tratar de uma análise do momento presente, propomos que vocês pesquisem e tragam para o debate a situação de outros programas educacionais afetados pelo corte no orçamento da Educação, relacionando-os a fala do Ministro Renato Janine.
Segundo Janine, o Ministério da Educação (MEC) focará sua atenção em projetos baratos e em soluções de baixo custo. “Em um ambiente de crise, estamos procurando gestar o máximo de soluções efetivas e eficazes com pouco custo”, afirmou. O comentário é de Caio Zinet, do Centro de Referências em Educação Integral, publicado por Jornal GGN, 10-09-2015.
Respostas:
Infelizmente também acho que virou uma bola de neve essa situação e fica claro como nossos governantes acham que estamos de olhos fechados, quando faz essa transição de ministros em tão pouco tempo. Vejamos o que disse o ex, novo ministro da Educação:
O novo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, pediu nesta quarta-feira (7), após receber o cargo de Renato Janine Ribeiro, que façam “mais com menos”. Ele também afirmou em discurso que a “bússola” do MEC será executar as metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/10/mercadante-pede-mais-com-menos-e-diz-que-plano-de-educacao-e-prioridade.html
Agora eu pergunto: Por que ele não executou essas metas da primeira vez que foi Ministro?
Beijinhos no coração;
Nilda
Atualmente, a dinâmica politica em nosso país está totalmente desarticulada. A cada momento, as práticas parecem se relacionar e estabelecer vínculos de interferência mútua em diferentes situações. Com a necessidade de estabelecer alianças e coalizões com o intuito de promover a governabilidade, chega-se a ações corruptas que passam a mediar os processos de formação de alianças.
E quem fica a deriva é a população
Abraços!
Marilene
Infelizmente não é só a dinâmica política que esta desarticulada em nosso país, em todos os setores, todas as bases estão em suspenso paradas, sem perspectiva de mudança e do que fazer, estamos sem rumo, são tantas as informações que os brasileiros não estão conseguindo acompanhar nem parte do que ocorre, isso será muito prejudicial a nosso país levaremos tempo para entender e nos recuperar infelizmente.
Abraços
Cristiana
A Marilene trouxe uma contribuição boa e interessante e isso é bom. Observem no entanto que é interessante colocarmos as referencias num formato aceito no Brasil inteiro que é o da norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Caso cada pessoa faça sua referencia de forma diferente, ficará sempre difícil recuperarmos a informação. As normas são convenções aceitas e válidas para todos de uma região, numa determinada época. Normas têm validade legal e por meio delas as bibliotecas, os livros publicados num País, bem como os artigos, as teses, as dissertações, as monografias e os TCCs têm validação. Há uma relação entre a quantidade de normas e o desenvolvimento de um País, por exemplo, nos EUA, na França, no Japão, na Inglaterra e Alemanha, há mais normas que nos países latinoamericanos. Quando se trabalha com normas, por exemplo, para sapatos, todos sabemos que um determinado número de sapato será do mesmo tamanho em qualquer parte do Pais e isso facilita a comercialização, projeto, fabricação e manutenção. Além das normas brasileiras, costumo trabalhar também com normas americanas (ANSI - American National Standard Institution, APA,- American Psicologist Association etc) ou normas européias (ISO - International Standard Organization). e há tambem as normas dos países (na Alemanhã é a DIN - Deutsches Institut für Normung ou Instituto Alemão para Normatização) e no (Japão é JIS - Japanese Industrial Standards). Então, que tal conhecermos as normas brasileiras da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas?
Entre os programas e instituições afetados pelos cortes estão os seguintes:
Pronatec: Em 2015, a oferta de vagas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego deve cair 60% - dos 2,5 milhões de 2014 para 1 milhão. O programa, que oferece cursos gratuitos em instituições de ensino públicas e privadas, foi uma das bandeiras de Dilma na campanha (a presidente prometeu 12 milhões de vagas até 2018).
FIES: Haverá regras mais rígidas para concessão de crédito do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), concedido a alunos de faculdades particulares. Segundo o MEC, os mais de 1,9 milhões estudantes já financiados poderão renovar seus contratos. Mas o número de contratos novos cairá dos 731 mil de 2014 para 314 mil. Entre as novas exigências está uma nota mínima no Enem. Terão prioridade cursos bem avaliados nas áreas de Engenharia, Saúde e formação de professores, e nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Além disso, os juros devem subir e o teto da renda familiar dos beneficiados deve cair (dos atuais 20 salários mínimos).
Creches: Devem ser cortados mais de R$3 bilhões que seriam destinados a construção de creches e pré-escolas, escolas e quadras esportivas, como prometido por Dilma durante a campanha.
Universidades Federais: Funcionários de dezenas de universidades já participaram de greves neste ano em repúdio aos cortes. Segundo o MEC, o custeio das federais está garantido, mas haverá reduções nos investimentos - então obras que deveriam ser iniciadas este ano terão de ser adiadas. As instituições também reclamam de uma redução de 75% no Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP), que financia seminários, viagens de acadêmicos, compra de equipamentos e etc. O MEC ressalta porém que, no geral, a verba para os programas de pós-graduação só caiu 10% e as bolsas de estudo não serão interrompidas.
Ciências sem Fronteira: O número de bolsas para estudantes brasileiros no exterior também deve ser reduzido. Segundo Janine, os contemplados na edição atual têm suas bolsas garantidas mas um novo processo de inscrição só deve ser aberto no final do ano, quando o MEC tiver clareza sobre como financiará o programa.
Os argumentos usados para defender que é possível melhorar a qualidade da educação com um orçamento mais apertado costumam apontar para o fato de, na última década, o Brasil já ter experimentado uma expansão significativa nos gastos no setor.
O ajuste fiscal ameaça a “pátria educadora”? Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/07/150707_cortes_educacao_ru. Acesso em 13 out. 2015.
Osmar - Em tempo de crise podemos encontrar diversas soluções para melhorar a educação do Brasil. Imaginem quantos milhões são distribuídos para todos os Estados e Municípios e a maior parte do dinheiro não chegar ao destino certo, a escola que deveria formar o aluno para atuar para o melhor desenvolvimento do País. Por outro lado, inúmeros Estados e Municípios desviam verbas destinadas à educação para outros setores mais importantes politicamente.
Como cobrar das Prefeituras e dos Estados uma transparência nas verbas destinadas a educação se muitas vezes a maior parte da população está manipulada pela mídia que controla o País. Ultimamente o governo federal distribuiu bilhões de verbas para construções de creches e escolas e em muitas cidades as obras nem sequer foram iniciadas. Como cobrar de um Prefeito ou de um Governador a transparência na gestão do dinheiro destinado a educação? Tenho colegas professores que se tornaram políticos e usaram verbas da educação para interesses pessoais.
O Francisco nos trouxe considerações importantes, afirmando que uma crise pode ser superada aumentando-se gastos e não os cortando. Na realidade os Governos até estavam "aumentando" os gastos até o ano passado e essa fase que o Francisco cita talvez seja a anterior que ocorreu antes deste ano. Tudo leva crer que a crise é mais de confiança, medo de investir e mal-estar que vêm com o pós-modernismo. Com a Petrobras que era uma das maiores empresas do mundo, perdendo valor da noite para o dia. A Vale um gigante na mineração perdendo encomendas globais da China e tendo que demitir e alterar seus planos e outros escândalos diminuindo a confiança dos investidores o que poderia acontecer? Se quem tem dinheiro tem medo de haver corrupção, tem medo das incertezas da economia e outras e deixa de investir, há falta de dinheiro no mercado e aí começa a quebradeira e por conseguinte a falta de investimentos pois gerou-se um ciclo pernicioso. Que acham os cursistas? Isso é reversível, creio que sim, mas vai dar um trabalhão e vai levar tampo, risos. O que acham os cursistas?
Sergio - Escola e professores estão na vida do indivíduo para ensinar ou seja abrir os caminhos e horizontes, e a família para da a educação correta para que o indivíduo aprenda viver de forma respeitosa e de maneira ética perante a sociedade e principalmente diante de um professor pois sem o professor o que seria das outras profissões.
Fórum 1 e 2 encerrados
Foi mais uma semana intensa com algo em torno de 350 mensagens de modo semelhante ao que ocorreu na primeira semana e neste ritmo tudo indica que passaremos em breve de mil mensagens forenses somente nesta disciplina.
Acredito que isso é fruto da construção do saber ou saberes.
Neste fórum 2 todos trabalharam as questões relacionadas ao planejamento estratégico, á liderança, à forma de Administração de Absalão e de Noé.
Chegamos ao final da nossa segunda semana de estudos. Quero agradecer e exaltar mais uma vez, todo o esforço apresentado. Todos contribuíram para o aprendizado coletivo significativo.
Nesta segunda etapa de estudos verificamos o quão importante é planejar para ter sucesso em todo e qualquer empreendimento. Discutimos em nossa aula, desdobramentos sobre ações equivocadas por parte dos gestores e dos integrantes de todo o processo a ser executado. Além disso, analisamos e traçamos comparativos com a modalidade à distância, sugerindo de que maneira devem-se construir relacionamentos no âmbito educacional. Estes devem ser pautados, segundo algumas conclusões, visando interesses mútuos a fim de alcançar o aprendizado significativo e de qualidade. Ou seja, cada integrante da equipe ou cada gestor necessita cumprir suas tarefas de forma organizada, sem interferências inadequadas, respeitando prazos, capacitando seu pessoal, disponibilizando material adequado para execução, refinando a escolha de cada indivíduo que irá participar, fiscalizando o andamento, medindo o sucesso entre cada módulo de trabalho e etc.
Isto foi apenas uma parte do que vivenciamos por aqui. No entanto, os demais assuntos de uma forma ou outra estavam inseridos dentro do contexto proposto e sem dúvida apoiaram e facilitaram o entendimento do tema central.
Além disso, com o apoio da vídeo aula produzida pelo IESDE da série "Tendências na Educação", com a Profa. Dra. Edméa Oliveira dos Santos da UERJ, compreendemos melhor as dimensões da GESTÃO EM EAD, pontuando aspectos e questionamentos da nossa prática como gestores de cursos a distância e assim fomos conhecendo os caminhos da gestão.
Vimos a importância de se ter um bom planejamento, onde é necessário:
- Trabalhar com uma equipe boa, animada e com vontade de fazer um bom trabalho.
- Fazer as análises inciais necessárias como estudo de público alvo, concorrentes, sazonalidade, pontos fortes e fracos, ameaças, oportunidades e etc...
- Criar hipóteses
- Trabalhar com margem de risco e ter um plano B
- Checar a todo momento se tudo esta ocorrendo bem
- Amar o que esta fazendo
- Ter cuidado com prazo e custos
E outros fatores que são importantes quando falamos em Gestão.
Coloquem em prática tudo que foi aprendido e aproveitem para divulgar e ensinar.
Transmitam o conhecimento.
Parabéns a todos!!!!!
Gostaria de agradecer a cordialidade, o comprometimento e o respeito que foram ponto comuns a todos. Parabéns pelo espírito de equipe! Agora vamos ao Fórum 3.
Os cursistas estão de parabéns por mais esta etapa superada. Já estamos na semana três e no novo fórum Espero todos lá.
Abraços Ive
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por visitar meu blog. Espero que sua passagem por aqui tenha sido produtiva.
Beijinhos no coração!