No fórum 03, discutimos algumas situações-problema que acontecem no dia-a-dia do tutor. Toda a turma propôs soluções para as situações, tendo como base uma conduta ideal de tutoria. A seguir, destacamos algumas importantes reflexões:
O silêncio virtual a meu ver pode ter várias razões: questões emocionais como você citou; o "não sentir-se a vontade" como foi citado no texto de referência; o medo de suas ideias não serem aceitas pelo grupo e serem simplesmente ignoradas; ou também não ser muito bem interpretado. Em muitos casos nos fóruns de debate alguns alunos destacam-se por terem mais facilidade em expor seu ponto de vista, compartilhar suas ideias e terem domínio das ferramentas utilizadas na internet. Talvez (ainda estou refletindo sobre o assunto) essa facilidade de alguns possa inibir a participação de outros que não tem a mesma facilidade, não se tratando de conhecimento, mas sim, de domínio para se expressar virtualmente. (Cícera)
(...) é importante retomar quando necessário, as normas de convivência em um ambiente de discussão, ou as chamadas "netiquetas". Pois, os conflitos, seja em ambientes presenciais ou virtuais, são normais em qualquer relação humana, porém, às vezes é preciso uma intervenção do tutor quando os posicionamentos dos cursistas passam a ser desrespeitosos ou ofensivos. Por isso, no início de qualquer curso é necessário estabelecer tais normas de convívio e orientar os alunos sobre a importância da cordialidade e respeito nos ambientes de discussão, sobretudo nos fóruns. (Alexandre)
Entendo que as discordâncias sejam positivas em qualquer situação, desde que exista o respeito pelo trabalho do outro. Nessa situação agiria conforme minhas convicções e ética, seria neutra em meus posicionamentos, levaria os alunos a discutirem e refletirem sobre o assunto por diversos prismas, para que os mesmos pudessem construir seus próprios conhecimentos e tirarem suas próprias conclusões. Não deixaria transparecer essa discordância. (Sandra)
Cada professor em sala de aula ou tutor em ambiente virtual tem suas particularidades que aparecem nos detalhes da saudação inicial ou da despedida. Acho que isso tem mais a ver com a personalidade do que com a profissão... Tem pessoas mais calorosas e outras menos... simples assim. Beijos no coração ou com queijo, olá, ou bom dia podem ser indispensáveis a uns e totalmente desnecessários para outros. O importante é manter o respeito, a gentileza e a sinceridade. (Denise)
Sobre o silêncio virtual. Entendo que para avaliar o aluno que não participa é necessário considerar se as postagens obrigatórias foram realizadas e atendem ao assunto abordado e à discussão realizada, seguindo o manual de orientação do curso. Por outro lado, há que se atentar para o fato de que muitas discussões se tornam repetitivas. Percebo isto aqui no PIGEAD e acredito que tenho administrado bem esta questão, porque durante a semana, em virtude de responsabilidades profissionais, normalmente não consigo interagir no fórum e as participações se acumulam no final de semana e aí alguns temas já se encontram exauridos para discussão. Isto não impede a aprendizagem e que novas observações sejam trazidas ao debate. Creio que cabe ao tutor investigar o motivo do silêncio para que, se for o caso, possa adotar uma solução para romper esta barreira. (Dirlei)
(...) em relação á questão 5: plágio. Acredito que seja mais recorrente no sistema EaD, que no sistema presencial, portanto o aluno sabendo das regras propostas no início do curso deve sim receber a penalidade destinada, ou seja, zerar sua avaliação, no caso do plágio ser total ou parcial, deverá ser receber a nota merecida pela parte que não foi plagiada. Eu como tutora, buscaria respaldo com meu coordenador, e/ou professor conteudista, para tomar a decisão mais correta possível, para não prejudicar o educando. (Abelnilde)
De uma forma geral, verificamos que para a resolução das situações-problema apresentadas no texto base e na discussão do fórum, é preciso que o tutor esteja totalmente engajado na sua prática, que seja de fato um profissional que faz a mediação de conhecimentos, tendo um bom relacionamento interpessoal com os alunos e promovendo uma EAD de qualidade. Trouxemos para o debate a teoria do Conectivismo, que provocou discussões muito proveitosas! Seria uma nova teoria da aprendizagem? Quais seriam suas contribuições e seus limites? Ainda estamos aprendendo com tudo isso!
Prof. Marcella Estevez Guedes
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