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terça-feira, 1 de setembro de 2015

Notícia, Reportagem e Crônica

Sequencia Didática: Notícia e Reportagem “Como ajudar o aluno a produzir um texto num determinado gênero?”.
Público: 7º ano
Tempo estimado: 5 aulas
Recursos: Jornais, Revistas, caderno do aluno, Vídeo.

Objetivos:
Ø Desenvolver práticas de leitura e escrita;
Ø Propiciar o contato com textos ligados ao cotidiano dos educandos;
Ø Identificar os elementos estruturais e literários de uma reportagem;
Ø Ampliar o vocabulário;
Ø Relacionar teoria e prática;
Ø Estimular a participação e interação dos alunos;
Ø Diferenciar notícia e reportagem;
Ø Possibilitar a criatividade e a criticidade;

Duração das atividades
4 aulas de 50 min (aproximadamente)

Conhecimentos prévios trabalhados com o aluno
Ler e escrever outros gêneros textuais: narrativas literárias, narrativas em quadrinhos, bilhetes, cartas, notícias, etc..

Estratégias e recursos das aulas
Primeiro Momento
Conversei com os alunos, informalmente, sobre o que é uma reportagem, para analisar o conhecimento prévio que os alunos possuem. Dividir a classe em grupos de até quatro alunos, distribuí diversos jornais impressos e propus aos grupos de alunos que analisassem os conteúdos do mesmo, e escolhessem uma reportagem, observando alguns aspectos para registrarem, individualmente, no caderno como:
· Qual o assunto?
· Sobre o que ou quem estão falando?
· Qual a data do jornal?
· Onde aconteceu o fato?
· Como aconteceu e por quê?
· Para quê?
· De que forma o texto é escrito?
· Para quem (possivelmente) está sendo direcionado o texto?
· O que eles sabiam sobre o assunto?
· Quais as palavras encontradas no texto que eles não conheciam?

Mostrei um vídeo com uma reportagem jornalística televisiva, abordando as mesmas perguntas que foram utilizadas no jornal impresso e questionei- os sobre as diferenças encontradas nas duas reportagens: no jornal impresso e no jornal televisivo.

·         Propus aos alunos que fizessem um registro sobre essas diferenças.
O ensino de Língua Portuguesa tem como objetivo ampliar as possibilidades do uso da linguagem, por este motivo, se faz necessário o trabalho com textos que fazem parte do cotidiano dos alunos. O trabalho com os gêneros textuais deve propiciar aos alunos a participação na construção de sentido do texto efetivando, desta maneira, a aquisição da aprendizagem. Eu por exemplo, como professora de Língua Portuguesa me preocupo em ensinar meus alunos a dominar um gênero textual de forma gradual e para se trabalhar o gênero escolhido, utilizo as Sequências Didáticas. O gênero escolhido para desenvolver minha proposta de ensino foi o gênero reportagem. Por ser um gênero pertencente ao domínio do discurso jornalístico, ele possibilita maior liberdade de produção textual, o que torna o trabalho em sala de aula desse gênero ainda mais estimulante para os alunos.
As atividades foram distribuídas da seguinte forma:

Ø Apresentei a proposta aos meus alunos, avaliei os conhecimentos prévios dos mesmo, apresentei o gênero escolhido por meio de exemplares; propus uma escrita inicial de texto para avaliar que aspectos precisavam ser mais trabalhados;
Ø Organizei e sistematizei o conhecimento sobre o gênero escolhido, apresentando seus elementos, situação de produção e forma de circulação desse gênero, elaborei uma escrita individual, fiz a revisão e reescrita da produção individual.


Segundo Momento
Pedi para que os alunos, ainda no mesmo grupo, escrevessem uma reportagem qualquer sobre o bairro em que moram, em forma de jornal impresso. Expus as reportagens em um cartaz.

Terceiro Momento
Propus aos alunos que apresentassem a reportagem, na forma de jornal televisivo, na sala de aula para os demais colegas e que escrevessem uma noticia referente ao conteúdo estudado.  “Eles adoraram”.

Avaliação:
A avaliação foi gradativa, ela se realizou durante todo o desenvolvimento das atividades, pela participação e envolvimento dos alunos.

É através da experiência, partindo dos conhecimentos prévios que os alunos possuem,
Que o professor conseguirá levar os alunos a descobrir e compreender o uso da linguagem ampliando assim seu conhecimento.

 O desenvolvimento de estratégias de leitura e escrita deve ser promovido na escola, com o objetivo de construir sentido.











Sequencia Didática - Gênero: Crônica

Público: 9º ano
Tempo estimado: 5 aulas
Recursos:
·         Cópias de textos (crônicas)
·         Vídeos
·         Jornal e revista

Objetivos:
·         Desenvolver práticas de leitura e escrita;
·         Ampliar o vocabulário;
·         Estimular a participação e interação dos alunos;
·         Diferenciar
·         Possibilitar a criatividade e a criticidade;

- Problematizar o ensino e a aprendizagem da Língua Materna a partir de uma perspectiva interacionista.
- Estabelecer relação entre o gênero textual debate ao contexto em que texto é construído, levando em consideração os elementos narrativos.
- Reconhecer os elementos pragmáticos, levando em conta os papéis sociais e comunicativos dos interlocutores, a partir das crônicas analisadas.
- Identificar os elementos indicadores das condições do locutor e do interlocutor do espaço cultural de produção e de circulação do texto.


Duração das atividades
4 aulas de 50 min (aproximadamente)

Conhecimentos prévios trabalhados com o aluno
Discussão
Elementos do texto narrativo a partir da crônica
interlocutores e seus respectivos papéis em situação de comunicação.
Semelhança ou oposição entre duas ou mais crônicas.
Uso de pontuação.

Estratégias e recursos das aulas

1º MOMENTO: entregar aos alunos um bombom com uma mensagem e uma pergunta.

LER – LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO
Ler é o melhor remédio...
Leia jornal...
Leia outdoor...
Leia letreiros de estação de trem..
Leia os preços do supermercado...
Leia a vida!
Leia os olhos, leia as mãos, os lábios e os desejos das pessoas.
Leia as possibilidades...
Leia ainda mais as esperanças...
Leia o que der na telha...
Mas, leia! E as ideias virão.
Pergunta:  O que é crônica? Em seguida, uma rápida abordagem sobre aprender a ler e aprender a escrever, partindo da leitura da mensagem acima. Fazendo um gancho com as leituras de textos de humor, irônico, lírico, crítico. Textos que falem do cotidiano das pessoas, do irrisório e do pitoresco.

2º MOMENTO: Assistir ao vídeo ( uma adaptação da Crônica: “ A Última Crônica), após o vídeo levar os participantes a uma reflexão sobre as características da crônica, que elementos constitui a crônica em questão (vídeo) se as imagens retratam o conteúdo humano? e como isso ocorre no vídeo.

3º MOMENTO: Dividir a sala e grupos ou duplas (a depender do público), cada grupo receberá uma crônica fatiada, os participantes irão organizá-las na ordem das ideias nos parágrafos, em seguida fazer a leitura silenciosa e discussão no próprio grupo. Após esta discussão cada componente irá para outro grupo, no qual, receberá informações sobre a outra crônica lida. Em seguida volta para o grupo origem para ter a discussão coletiva.

4º MOMENTO: Cada grupo irá analisar como trabalharia a análise linguística a partir da crônica, em especial, a pontuação e as ideias nos parágrafos.

4º MOMENTO: Será entregue apenas a introdução de uma crônica para que os participantes dê continuidade à crônica do autor. Em seguida socializar a produção escrita.

5º MOMENTO: Para encerrar o encontro será colocado dois pequenos vídeos (uma crônica de Arnaldo Jabor e Uma crítica de Alexandre Garcia), para perceberem as características semelhantes e opostas nas duas falas, em como fazer uma relação a crônica televisiva com as crônicas lidas.

AVALIAÇÃO
Como avaliar é um processo contínuo e sistemático ao mesmo tempo, os trabalhos serão analisados por etapas, bem como os conhecimentos construídos a partir deles, levando em conta o envolvimento da turma para as atividades solicitadas e os objetivos aqui pretendidos. Considerando tanto os trabalhos coletivos como as atividades individuais.


Beijinhos no coração!

Boa sorte com as atividades.

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