Direitos autorais.

Deixo claro que alguns conteúdos aqui postados, não são de minha autoria, portanto, se alguém se sentir prejudicado ou ofendido, por favor entre em contato pelo email nifatima571@gmail.com, para que eu possa fazer a exclusão do mesmo.
Obrigada!

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Importância do Design Educacional!

Neste primeiro fórum discutimos sobre a importância do Design Educacional e da criatividade, que se muito bem utilizados, cooperam para despertar o interesse do aluno.
Concluímos para que haja um design didático adequado ao curso de EAD, deve-se pensar no objetivo desse curso, no público que se deseja alcançar, no conteúdo elencado e nos recursos tecnológicos e midiáticos a serem utilizados.
Verificamos que para que esse design didático conseguir êxito nas características elencadas é necessário uma nova percepção da realidade educacional e do contexto idealizado através de processos mentais criativos, e prática pedagógica inovadora.
Educar para a transformação do indivíduo institui um processo de levar o mesmo a olhar uma situação de ângulos e maneiras diferentes e atribuindo um novo valor e significado, através da criatividade e estímulos específicos!
Conforme Ken Robinson, o sistema acadêmico é hierarquizado fundamentado em duas vertentes: as questões mais importantes são as voltadas para o mercado de trabalho e a educação é pensada como preparação para o ingresso na universidade. Ao desconsiderar o contexto dos educandos e tratá-los como meros receptores do conhecimento que obterão um diploma, a escola interfere negativamente na construção da autonomia, na tomada de decisões, e no desenvolvimento do senso crítico reflexivo, e consequentemente no poder de criação.
Segundo o texto da semana, a criatividade é muito mais que uma estética, assim sendo devemos sempre priorizar a verdade contida em cada ação.
"Quanto mais vasta e diversificada for nossa cultura, quanto mais rica nossas experiências, tanto mais teremos condições de apreender e aceitar novos pontos de vista e construir hipóteses e cenários que, à primeira vista, parecem insólitos e impossíveis... Sermos divergentes, sabermos resistir às confortantes insídias do conformismo". (p.3 Criatividade, pesquisa e inovação).
Como sempre precisamos refletir um pouco mais, trago um vídeo sobre os temas CRIATIVIDADE e INOVAÇÃO!  O que é ser criativo, o que é inovar? Pensamos em algumas possíveis respostas durante esta etapa, mas que certamente estão abertas a outras tantas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar meu blog. Espero que sua passagem por aqui tenha sido produtiva.
Beijinhos no coração!