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sábado, 15 de abril de 2017

Interação e Afetividade em EAD!

Considerações Finais

Com a conclusão deste trabalho, algumas sementes foram plantadas, porém somente o tempo se encarregará de dizer se darão bons frutos pois esse é mais um passo na minha caminhada contínua, rumo à instrução.
Ser professor é estar em constante aprendizado e através deste trabalho, partindo da visão de diversos autores como: Mathias Gonzalez; Daniel Mill; Lev Vygotsky, Henri Wallon e Jean Piaget, pesquisados, pude ampliar meu conhecimento no tocante a interação e afetividade entre tutor e aluno, visto que esses, são peças importantíssimas para uma educação efetiva e  ciente de que a caminhada é longa, porém, próspera pois farei de tudo para transferir um conhecimento expressivo obtido pelo caminho trilhado.
Ao Compreender e analisar a Educação a Distância no Brasil, faz-se necessário destacar a relevância do tutor na EaD, pois esse, faz-se presente, mediando as situações e possíveis conflitos que possam existir, envolvendo se efetivamente na construção do processo ensino aprendizagem, uma vez que muito embora essa modalidade promova a autonomia, cabe a esse profissional dar condições ao aprendiz para tal, consequentemente a assimilação será significativa para o aprendente.
 Para o tutor, ter a competência técnica é essencial para o desenvolvimento das atividades na educação a distância, no entanto, é importantíssimo e necessário para o desenvolvimento e construção do conhecimento, estimular o uso de meios de comunicação que possam suprir a possível carência de afeto, mesmo porque, na educação a distância, o tutor competente e comprometido, estará sempre em contato com o seu discípulo, isso pode ser feito através de estímulos, sendo que o estímulo positivo está relacionado ao acolhimento, afetividade, cordialidade, incentivo e mediação que o mesmo, proporciona ao aluno por meio de pequenas ações que nem sempre são percebidas.
Acredito que uma das formas de proporcionar esse estímulo, seja através da interação. O mediador deve estar presente e se envolver afetivamente com os discentes, promovendo um espírito de solidariedade e cooperação, estimulando e valorizando o conhecimento do educando.
Nós, como professores, devemos sempre nutrir essa motivação para levantar a autoestima de nossos aprendentes e mostrar sua capacidade, gerando um clima de afeto, pois mesmo se tratando de uma modalidade a distância, a afetividade é um fator muito importante, uma vez que a falta dela gera muita desistência por parte dos estudantes. Quanto mais atencioso e presente o tutor for, mais motivado e participativo o discente será. Por outro lado, uma das principais causas da evasão é a falta de acolhimento do aluno no seu ambiente virtual de aprendizagem e é por isso que o mediador deve sempre acolher o educando da melhor forma possível a fim de que ele esteja motivado para realizar o curso. Para tanto, algumas habilidades deverão ser observadas e colocadas em pratica como, a resolução de conflitos em um fórum de discussão, o tutor deve usar a flexibilidade e bom senso para avaliar o problema como um todo, deve sempre optar por satisfazer as partes envolvidas, mesmo que uma delas seja o próprio, o diálogo e a negociação, compreensão e flexibilidade também são essenciais para a mediação de conflitos, alguém deve ceder para que todos possam ganhar!
Acredito que um professor / tutor só consegue criar esse ambiente motivador, assim como acolhedor, tornando-se parte integrante do processo ensino aprendizagem, não apenas mediando o aluno mecanicamente, a relação interpessoal se faz necessária, mesmo tratando-se de um curso a distância. Acho importante o aprendiz saber que tem com quem contar, isso faz toda a diferença.  

Portanto, o papel do instrutor vai além do processo ensino aprendizagem e atinge questões emocionais e motivacionais, ouvir o outro, fazer críticas construtivas, criar um clima de respeito, são premissas fundamentais para a convivência. Desde a análise e apresentação do conteúdo até a fase final de avaliação do aprendizado, cabe ao tutor fortalecer o papel de Integrador nos aspectos de: Cooperação, Colaboração, Participação, Cordialidade, Autonomia, Motivação e Mediação, logo, esses serão aspectos fundamentais para uma aprendizagem significativa.



INTERAÇÃO E AFETIVIDADE NA TUTORIA

Falar de afeto e interação, nos leva a pensar em como estas palavras estão interligadas, ainda mais em um ambiente onde as partes envolvidas passam a maior parte do tempo separadas, fazendo se necessário uma aproximação mesmo que via online. Na educação a distância, essa proximidade torna-se possível através do sentimento de carinho que o tutor cultiva com seus aprendentes, assim, o professor deve utilizar-se de inúmeros recursos didáticos e tecnológicos para possibilitar uma interação efetiva na relação com os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
A realização das pesquisas para a efetivação desse trabalho, deixa claro a importância da afetividade e interação para a realização de qualquer atividade, na EAD essa importância aumenta devido ao fato da distância entre as partes envolvidas, pois é sabido que a falta dela pode causar danos irreversíveis para a vida acadêmica e até pessoal de um educando.
A realização de um curso, seja online ou presencial, necessita da formação dos vínculos afetivos entre os participantes, para que o objetivo da aprendizagem colaborativa seja alcançado, como o tutor é visto como uma pessoa de confiança, onde os alunos podem contar nesse processo, essa relação se torna cada vez mais solida, uma vez que o professor seja alguém que o estimule para o estudo.
A afetividade e a interação, devem estar presentes em qualquer momento da vida dos seres humanos e ainda mais na educação, pois é um dos sentimentos que mais gera autoestima entre as pessoas, talvez por isso seja tão importante para a realização e efetivação de um trabalho em grupo, pois um curso a distância, é também um trabalho em grupo, onde um depende do outro para gerar uma aprendizagem significativa. Em qualquer fase de nossas vidas, a maneira como somos afetados por esses sentimentos, pode aumentar ou diminuir a nossa vontade de vencer.

Em um curso a distância, o aluno deve receber estímulos do tutor para facilitar a aprendizagem, e isso acontecerá com a construção de vínculos entre os envolvidos. O tutor deve promover a afetividade através do acolhimento, dos feedbacks, do acompanhamento e da valorização à participação do discente influenciando o desenvolvimento geral, o comportamento e o desenvolvimento cognitivo. Portanto, fica claro que o  papel do tutor vai além do processo ensino aprendizagem e atinge questões emocionais e motivacionais fazendo com que a aprendizagem seja de qualidade e significativa.


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