Direitos autorais.

Deixo claro que alguns conteúdos aqui postados, não são de minha autoria, portanto, se alguém se sentir prejudicado ou ofendido, por favor entre em contato pelo email nifatima571@gmail.com, para que eu possa fazer a exclusão do mesmo.
Obrigada!

sábado, 8 de agosto de 2015

Música em sala de aula!! Tudo de bom...

Língua Portuguesa com Música

DISCIPLINA:  Língua Portuguesa
PROFESSORA: Nilda
SÉRIE: Todas, sendo cada qual com seu conteúdo. A princípio 7º ano
Carga horário: 1h/aula de 45min
Grupos: Toda classe com grupos de três a quatro alunos.

OBJETIVOS
ü  Conhecer e observar os princípios de seleção e combinação de palavras;
ü  Construir o conceito de sujeito, predicado, de predicativo e de verbo de ligação e identificar o sujeito em diferentes situações discursivas;
ü  Observar e reconhecer o papel semântico-estilístico do sujeito na construção do texto;
ü  Aprofundar os conhecimentos dos alunos na compreensão do sujeito e predicado;
ü  Trabalhar as habilidades auditiva, oral e escrita; Analisando e destacando frases da música.
Conteúdos:
  • Trabalhar a habilidade auditiva;
  • Letra da musica para trabalhar a oralidade e a escrita;
  • Analisar sujeito e predicado
Metodologia:
Como os alunos já têm conhecimento sobre sintaxe, nesta aula será trabalhado sujeito e predicado para que os alunos fixem mais a matéria. Esta fixação se dará fazendo a analise da letra da musica “Não chores por mim Argentina”.
Iniciando a aula a professora fará uma breve explicação dos objetivos da aula, como será o andamento da mesma, atividades a serem desenvolvidas e forma de avaliação.
Praticando as habilidades
  Habilidade auditiva. Os alunos irão ouvir a musica.
 Habilidade oral. Os alunos receberão a letra da musica impressa a qual deverá ser lida.
   Habilidade escrita. Em grupo de três a quatro alunos deverão analisar a letra da musica e destacar quatro frases dizendo qual o sujeito e qual o predicado de cada frase.
Recursos:
  • Caderno, lápis, borracha e caneta;
  • Multimídia/Computador e/ou toca CD
Avaliação
Ao final desta aula os alunos deverão ter fixado melhor os conteúdos relacionados a sujeito e predicado. Serão avaliados pela participação na aula, interação com os colegas de grupo e também pela escrita. Cada grupo deverá entregar por escrito as frases escolhidas e analisadas.
CRONOGRAMA:
Tempo
Breve explicação do objetivo da aula....................................................
5min
Ouvir a Música......................................................................................
10min
Praticando as habilidades.....................................................................
Ler a letra da música e analisar as frases destacadas............................
8min
20min
Reservado para opinião dos alunos sobre o que acharam da atividade

 Não Chore por mim Argentina

Será difícil de compreender, que apesar de estar hoje
aqui,
Eu sou povo e jamais poderei me esquecer, peço
me creiam,
Que os meus luxos apenas disfarçam, mais nada que
um jogo burguês, são regras do cerimonial,
Eu tinha que aceitar, então mudar, e deixar de viver sem ilusão,
Sempre atrás da janela sempre atrás do portão.
Busquei ser livre, mais eu jamais deixarei de sonhar,
Que um dia irei merecer o amor que sentem por mim,

Não chores por mim Argentina, minha alma está contigo,
A vida inteira eu te dedico, mas não me deixes, Fica comigo,

Jamais o poder ambicionei, mentiras falaram de mim,
Meu lugar é do povo a quem sempre eu amei,
Eu só desejo sentir bem de perto o seu coração batendo por mim com fervor,
Que nunca me vou esquecer,

Não chores por mim Argentina, minha alma está contigo,
A vida inteira eu te dedico mas não me deixes fica comigo,

Eu falei demais, mas foi só pra convencê-los desta verdade,
Se ainda querem duvidar, é só pra dentro de mim, meu olhar....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar meu blog. Espero que sua passagem por aqui tenha sido produtiva.
Beijinhos no coração!